Vilas Magazine
Lauro de Freitas
+26°C

Máx +29°

Mín +25°

Dom, 02.02.2014

Livro e exposição Restinga exaltam biodiversidade do Litoral Norte

Redação Vilas Magazine - Em 01/12/2019

A restinga que forma a paisagem do litoral norte tem estudos reunidos num único livro.
 
Estudos de mais de uma década sobre a restinga do Litoral Norte da Bahia foram reunidos no livro “Restinga – Herpetofauna do Litoral Norte da Bahia” (Barro de Chão, 2019). O lançamento aconteceu em Praia do Forte, durante o Seminário Nacional de Turismo e Mata Atlântica, organizado pela Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA) da Unesco no mês passado.
 
Em 572 páginas, o livro ressalta toda a dinâmica e beleza da biodiversidade local e será gratuitamente distribuído para pesquisadores, moradores, universidades, escolas públicas, postos avançados e unidades de conservação.
 
Uma exposição sobre o tema, com entrada gratuita, aconteceu em novembro no campus Pituaçu da Universidade Católica do Salvador (UCSal) e estará aberta ao público até 13 de dezembro no Parque das Dunas, em Jauá.
 
Com autoria coletiva, a publicação traz os resultados das pesquisas e monitoramento realizados ao longo dos últimos 15 anos. Organizado pelo pesquisador Moacir Tinoco, PhD em Biologia da Conservação pela Universidade de Kent, Inglaterra, Restinga é o resultado do monitoramento contínuo de anfíbios e répteis do projeto Herpetofauna do Litoral Norte da Bahia.
 
Desde 2009, pesquisadores da Universidade Católica do Salvador (UCSal), em parceria com outras instituições, estudam a região, considerada um hotspot da biodiversidade. “É uma alegria poder materializar, num projeto de altíssima qualidade, um trabalho que envolveu dezenas de pesquisadores nesse estudo de longa duração”, destaca Tinoco, também coordenador-executivo do Plano de Ação Nacional para Conservação da Herpetofauna Ameaçada do Nordeste (PAN Herpetofauna do Nordeste), do ICMBio. FOTO: O secretário de Meio Ambiente da Bahia, João Carlos Oliveira e Moacir Tinoco.
 
Do ponto de vista do uso e ocupação da região, o livro é o maior estudo já realizado na região e ressalta toda a importância da biodiversidade e conservação da natureza, dos aspectos culturais, hidrográficos, físicos e etnobiológicos do Litoral Norte.
 
Ao longo de 14 capítulos, Restinga analisa cerca de 170 espécies selecionadas para integrar o livro. A publicação também faz uma análise detalhada do território geográfico, englobando as regiões econômicas dos territórios de identidade Região Metropolitana de Salvador e Agreste de Alagoinhas e suas unidades de conservação, seja de uso sustentável ou de proteção integral, nas esferas municipais, estaduais e federais, públicas ou privadas.
 
A publicação foi realizada com o apoio da Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania, MMC & Zarif, Conecta e Lacerta Ambiental.
 
Autores do livro
Publicidade
Vilas Magazine© 2013. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Webd2 - Desenvolvimento Web