Vilas Magazine
Lauro de Freitas
+26°C

Máx +29°

Mín +25°

Dom, 02.02.2014

Projeto do Rotary Club Lauro de Freitas, Senai e Sebrae capacita empreendedores no segmento de gastronomia

Redação Vilas Magazine - Em 01/12/2019

O Rotary Club Lauro de Freitas concluiu em novembro o “Projeto de Capacitação da Comunidade do Quingoma” em gastronomia, voltado para a produção de doces e salgados para festas e eventos. Foram 42 os jovens e adultos que concluíram o curso e receberam o atestado de participação, em cerimônia realizada dia 7 de novembro, na Escola Rotary de Quingoma.
 
A iniciativa partiu do Rotary Club Lauro de Freitas, que identificou a oportunidade de contribuir com a melhoria na formação profissional da comunidade de Quingoma, utilizando a cozinha instalada na Escola Rotary, destinada ao preparo da alimentação das crianças alunas. A ideia era capacitar pessoas para o mercado de trabalho e para o empreendedorismo, visando a melhoria da renda familiar e a formação de um grupo produtivo. A parceria firmada com o Senai e o Sebrae deve possibilitar outros projetos de formação, contando com o apoio de empresas solidárias e sensíveis à demanda social das comunidades carentes assistidas pelo Rotary Club Lauro de Freitas, como prevê o projeto.
 
Liderado pelo presidente Leandro Santana e executado pela coordenação de Serviços à Comunidade da Comissão de Projetos Humanitários com o apoio do Núcleo de Senhoras do Rotary, o projeto permitiu que a equipe do Senai aplicasse 160 horas/aula à alunos da comunidade de Quingoma e até de outros bairros. No dia da entrega dos atestados de participação, Margarida Brito Ferreira, moradora do Jambeiro, aluna do curso e funcionária da escola, estava mais atarefada com os bolos que seriam apresentados na cerimônia de encerramento.
 
Coordenadora do curso pelo Senai, Eugênia Carneiro disse que tinha a “sensação de dever cumprido” porque, “ainda que algumas pessoas não tenham concluído”, a turma final estava cheia. A coordenadora agradeceu ao Rotary Club Lauro de Freitas, à equipe da escola e à professora Nice Guimarães, do próprio Senai, pelo empenho. “Hoje é um dia para celebrar, para comemorar, agradecer tudo desde o início, a nossa parceria, as trocas de ideias, as reuniões preparatórias”, disse – “finalmente chegamos até aqui, todos com a formação em doces e salgados. Espero que os jovens alunos utilizem isso em prol da família, para empreender mesmo”. FOTO: Margarida Ferreira finaliza bolos para o dia da apresentação.
 
Um desses empreendedores será Luiz Eduardo de Melo, 18 anos, morador do Quingoma, que já trabalha no setor por conta própria. “Aprendi mais e a fazer mais”. Janeide Borges, da coordenação de Serviços à Comunidade do Rotaray Club Lauro de Freitas chamou atenção para a necessidade da formação profissional, elogiando a qualidade dos cursos do Senai, ao agradecer a parceria da entidade com o Rotary Club Lauro de Freitas. “São parceiros maravilhosos e temos muito a agradecer”. Aos formandos, recomendou contar com o Senai para “cada vez mais se sentirem fortalecidos e poderem gerar renda para as famílias”. Ela agradeceu “com especial carinho ao Senai, nas pessoas de Osnir Evangelista e Eugênia Carneiro, que nos abriram as portas da instituição e abraçaram nossa proposta”. Mas também chamou atenção para a necessidade de a comunidade valorizar a iniciativa e não abandonar os ensinamentos adquiridos porque há um custo relevante que fica proporcionalmente maior quando a turma se reduz. FOTO: Luiz Eduardo de Melo, 18, morador do Quingoma, recebe o atestado das mãos da professora Nice Guimarães
 
Nice Guimarães, professora do Senai que ministrou as aulas, disse que o que mais gosta de fazer é ensinar a área de gastronomia. “Amo muito o que faço”, disse. Ela estimulou os jovens a perseguirem objetivos: “corram atrás, sejam autônomos, sejam empreendedores, façam o trabalho de vocês com seriedade, dedicação, qualidade. Façam com amor, porque se vocês não fizerem com amor o resultado não será bom”.
 
O presidente do Rotary Club Lauro de Freitas, Leandro Santana, bacharel em Direito e Procurador Geral de Lauro de Freitas, lembrou a frase do músico John Lenon ao dizer que “um sonho sonhado sozinho é apenas um sonho, um sonho sonhado em conjunto é o começo da realidade”. Para ele, essa realidade materializava-se na certificação dos jovens. “Quero agradecer ao Senai, a todos os companheiros do Rotary Club Lauro de Freitas envolvidos nesse projeto, ao Núcelo de Senhoras do Rotary, na pessoa da sua coordenadora, Mariana Mateus, às professoras da escola, à diretora Sueli e parabenizar os alunos pela nova etapa na vida de todos vocês”, disse aos formandos.
 
O presidente destacou ainda que para a realização do curso foram decisivas as doações (compra de equipamentos para a cozinha) feitas pelos Rotary Clubes da região de San Diego (Estados Unidos): R. C. Escondido Sunrise, R.C. La Mesa Sunrise e R. C. Fallbrook. “Essas doações foram viabilizadas com a ajuda dedicada do companheiro Paulo Costa, ex-integrante do R. C. Lauro de Freitas, hoje morando nos Estados Unidos, a quem estendemos nossos agradecimentos”. E aproveitou para ‘reclamar’: “ainda não comi nada do que vocês fizeram até hoje”, aplaudindo a turma. Em seguida, ele e os presentes comprovaram e aprovaram a qualidade e sabor dos produtos, servidos em uma mesa, com doces e salgados.
 
Eugênia Carneiro adiantou que “2019 foi só o começo” e que “2020 vem aí e com certeza trazendo novas turmas”. Ela quer manter a parceria “que deu certo”. “Não podemos parar. Temos que sempre levar adiante iniciativas como essa e continuar em frente”. O próximo curso será para eletricista predial.
 
Eugênia Carneiro agradece a parceria do SENAI com o Rotary Club Lauro de Freitas

 

Publicidade
Vilas Magazine© 2013. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Webd2 - Desenvolvimento Web