Vilas Magazine
Lauro de Freitas
+26°C

Máx +29°

Mín +25°

Dom, 02.02.2014

Virtudes para um novo ano

João Paulo, Eduardo, Manoela e Flávia - Em 04/02/2020

A chegada de um novo ano sempre traz consigo sonhos e expectativas. Muitas pessoas organizam planos e elaboram metas, outras apenas sonham e não se planejam; mas mantém as imagens dessas possíveis conquistas bem vivas em suas mentes e corações. Algumas conquistam os sonhos e as metas, enquanto outras chegam ao final do ano lamentando o que poderiam ter feito e deixaram de fazer.
 
Entretanto sob um olhar mais profundo podemos perceber que todas essas pessoas em geral não priorizam elementos fundamentais na vida: as virtudes. Não é comum as pessoas planejarem ser mais generosas, mais bondosas ou mais temperantes.
 
Como sugestão, listamos três virtudes a serem cultivadas neste novo ano.
 
GENEROSIDADE
“Não há convivência possível quando falta a generosidade do amor e quando prevalece o sentimento absorvente daquele que se considera único no mundo...” (Professora Delia Steinberg Guzmán, diretora internacional da Nova Acrópole).
 
A generosidade é um ato de amor, significa usar a boa vontade para fazer o bem ao outro; é uma entrega de coração. Não se trata de distribuir o que se possui em excesso, de abandonar o que sobra. O homem generoso desenvolve a capacidade de gerar e dar de forma justa e para o bem comum.
 
RENOVAÇÃO
Como diz a filósofa Beatriz Diez Canseco: “Não devemos esperar nos sentirmos mal para começar o trabalho de renovação interior, porque serão demasiadas impurezas que haveremos acumulado e necessitaremos de muito tempo para nos limpar.”
 
A renovação é uma virtude que nos permite manter um frescor interior, livrando-nos do que nos pesa, e reafirmando o que nos eleva como seres humanos.
 
CORAGEM
Há que se ter coragem para enfrentar a nós mesmos, superar nossas dificuldades internas e externas sem temor e com muita consciência. “Não é que nos falte valor para empreender as coisas por elas serem difíceis; mas elas são difíceis precisamente porque nos falta valor para empreendê-las” (Sêneca, filósofo estoico romano).
 
O valor ou “coragem” é a virtude que nos ergue diante das adversidades, que nos faz fortes para cumprirmos com o nosso dever, que enobrece alma humana.
 
NOTA: A Organização Cultural Nova Acrópole de Lauro de Freitas convida a comunidade para a palestra “A Filosofia Eterna de Giordano Bruno”, dia 15, sábado, às 17h e conhecer sua programação cultural. Entrada franca. Visite a homepage www.nova-acropole.org.r/laurodefreitas
 
João Paulo, Eduardo, Manoela e Flávia, são voluntários da Nova Acrópole Lauro de Freita
Publicidade
Vilas Magazine© 2013. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Webd2 - Desenvolvimento Web