Vilas Magazine
Lauro de Freitas
+26°C

Máx +29°

Mín +25°

Dom, 02.02.2014

Feijoada da Gratidão celebra 22 anos de solidariedade, música e o tempero do feijão da Bahia

Thiara Reges - Em 06/03/2020

O Terminal Turístico de Portão recebeu dia 20 de fevereiro, quinta-feira de carnaval, toda a alegria da 22ª edição da Feijoada da Gratidão, uma iniciativa da Ong Musicart’s, idealizada pelo percussionista Alan Toreba. Quem esteve no local, além de apreciar o tempero do feijão, participou de um momento de solidariedade e curtiu muita música. O show ficou por conta de Guiga Castro, artista fruto das ações sociais da Ong, com as participações de Jau e Saulo Fernandes, padrinho da feijoada.
Foto: Isa Stephannie
 
A tradição nasceu do olhar de Alan Toreba, 42 anos, em cima do trio. Ele, que é percussionista de Saulo Fernandes há 25 anos, percebeu que a motivação dos cordeiros, que recebem um valor bem baixo pelo período trabalhado, era na verdade o lanche. “Percebi que muitas daquelas pessoas estavam ali por conta do lanche que iriam receber, muitas vezes um pão e um copo de suco, e fiz a proposta para minha mãe, dona Carmem, de prepararmos um feijão, convidar nossos amigos e montar quentinhas para levar para os cordeiros”, conta.
 
Naquele primeiro ano foram preparados 4 kg de feijão, distribuídos em 500 quentinhas. Mas a notícia se espalhou rápido entre os cordeiros, a cada ano chegava mais gente e começou a ficar perigoso sair com as quentinhas pelo circuito do carnaval. “Então mudamos nossa estratégia, em vez de sair com as quentinhas, transformamos a feijoada em uma grande festa, como forma de agradecimento por tudo que conseguimos através da nossa musicalidade, e os quilos de alimentos arrecadados são direcionados para instituições como creches e asilos”, explica.
 
O tempero da feijoada é de dona Carmem, que este ano contou com a ajuda de uma equipe para preparar os 130 kg de feijão. Em 2020 a prefeitura de Lauro de Freitas foi novamente parceira do evento, e os alimentos arrecadados serão doados para o banco de alimentos do município, onde é feita a divisão de forma a ajudar ao maior número possível de pessoas. “No ano passado tive a oportunidade de acompanhar a entrega dos alimentos em creches e asilos da cidade e é gratificante você perceber que está de fato ajudando ao próximo”, declarou Guiga.
 
“A festa ficou grande, já faz parte do calendário de eventos do período, e além de nossos amigos, recebemos também muitos turistas que vêm curtir o carnaval em Salvador. Foram mais de 850 pessoas, e ultrapassamos a marca de 1 tonelada de alimentos arrecadados. Muito obrigado a todos que nos ajudaram a fazer mais uma Feijoada da Gratidão”, finalizou, agradecido, o artista.
 
Foto: Arco2sStudio
Publicidade
Vilas Magazine© 2013. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Webd2 - Desenvolvimento Web