Vilas Magazine
Lauro de Freitas
+26°C

Máx +29°

Mín +25°

Dom, 02.02.2014

Animais silvestres são devolvidos à natureza

Assessoria de Comunicação - PROCON Municipal - Em 20/04/2020

Um carcará e dois filhotes de sariguê voltaram ao seu habitat na manhã do dia 17/04, após 30 dias de tratamento em uma clínica especializada, localizada em Vilas do Atlântico, Lauro de Freitas.
 
Os animais foram entregues por voluntários à equipe da Drª Renata Del Bianco, Médica Veterinária e especialista em animais silvestres. “É comum recebermos espécies não domesticadas.”, contou a Médica. “A nossa clínica é uma das poucas, na região, com esta especialidade.”, explicou. 
 
Após serem alimentados, medicados e, em alguns casos, submetidos a pequenas cirurgias, os animais acolhidos na Clínica Dr. Zoo & Cia, ficam em observação para que os profissionais de saúde tenham a certeza de que podem voltar em segurança à natureza. 
 
“Todo o tratamento é custeado pela clínica pois estes animais não possuem tutores e, geralmente, são vítimas de acidentes causados por nós humanos como os atropelamentos ou até maus tratos”, revelou Del Bianco. “Após verificarmos ser possível a soltura, solicitamos o apoio da COPPA – Companhia de Polícia de Proteção Ambiental que transportou os nossos amiguinhos para a natureza.”, complementou.
 
Saiba mais sobre o carcará e o sariguê:
O Carcará é uma das aves de rapina mais comuns do Brasil e costuma viver nos campos, pastagens, praias e até em centros urbanos. Alimenta-se de pequenos mamíferos e de animais desfalecido ou atropelados. É também conhecido como gavião-de-queimada, caracaraí ou caracará.
 
O Sariguê é uma espécie de gambá que vive em árvores, não é agressivo porém é muito hostilizado por se confundido com um rato. Os sariguês ajudam no controle populacional de insetos, animais peçonhentos e podem exalar um odor como método de se defenderem.
 
Quem encontrar um animal silvestre em área urbana, procurar:
Clínica Dr. Zoo & Cia (71) 3379-0671.
COPPA Polícia Militar Ambiental (71) 3116-9151.
Delegacia de Proteção Ambiental (71) 3676-1132.
Polícia Militar (71) 3115-9324.
Publicidade
Vilas Magazine© 2013. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Webd2 - Desenvolvimento Web