Vilas Magazine
Lauro de Freitas
+26°C

Máx +29°

Mín +25°

Dom, 02.02.2014

Lembrando o Chacrinha

Raymundo Dantas - Em 28/04/2020

O comércio p recisa da p ublicidade p ara levar sua mensagem de venda aos clientes, fortalecer sua imagem e buscar fidelização.
 
Então é preciso utilizar bem essa ferramenta.
 
Publicidade é uma arma valiosa quando bem trabalhada, mas pode se tornar um desastre, uma fonte de prejuízos, se mal conduzida.
 
Vamos relembrar algumas dicas importantes.
 
Analise a eficácia dos veículos disponíveis em relação ao seu negócio.
 
Do ponto de vista da relação custo/benefício e considerando sua clientela, qual deve ser a mídia que pode lhe trazer melhores resultados? Será a TV? Será o rádio? Qual o melhor horário para falar com seus clientes? O encarte no jornal, não seria melhor? Talvez um bom folheto para distribuir de porta em porta no seu bairro? Ou um anúncio continuado no jornal ou revista do seu bairro?
 
Enfim, descubra o que seja melhor para o seu negócio, para aquele seu objetivo, que publicidade lhe traz mais vantagem.
 
Analise as mídias alternativas, como mini out-doors, que você pode colocar na sua própria fachada; telemarketing para clientes já tradicionais ou potenciais; jornais ou revistas de bairro, mais econômicos e que atingem seu público alvo; fundo de ônibus, homem sanduíche, etc.
 
Tudo é válido, de acordo com cada caso. Não entre na onda de só anunciar em mídias caras. Seja prático e faça as contas. O importante é atingir o cliente com a sua mensagem, e nem sempre o melhor resultado é alcançado pela mídia mais cara.
 
Não pulverize sua verba de publicidade. Às vezes, querendo anunciar em vários veículos ao mesmo tempo, pode provocar presença fraca em todos eles. Quase sempre é melhor concentrar os recursos em alguns poucos veículos, garantindo que sua mensagem atinja mesmo o alvo.
 
Mas atente que há um efeito cumulativo na publicidade.
 
Se a empresa está sempre presente com sua propaganda, ela jamais será esquecida. Por isso, para fixar a imagem do seu negócio, é melhor anunciar pouco, mas continuadamente, do que fazer grandes campanhas, uma vez ou outra. A frequência também lhe dá melhores condições de negociação com os veículos, pois para eles é sempre melhor um cliente que anuncia sempre, garantindo uma receita fixa que vai ajudar a administrar melhor o fluxo de caixa do veículo.
 
Não se descuide da imagem institucional.
 
É uma ilusão pensar que propaganda só é válida se divulga produto e preço. É necessário também fazer uma publicidade que crie uma boa imagem para o seu negócio, que promova sua empresa, a qualidade do seu atendimento, etc. Uma publicidade que gere credibilidade para sua empresa, ajudando a fidelizar os clientes. Em épocas de crise, a fidelidade dos clientes às vezes vai a zero. Quando se tem uma boa imagem institucional consolidada, isso vale como um seguro de vida, pois segura a clientela.
 
Em cidades do interior, e para os pequenos e médios comerciantes, são poucas as opções. Mas aqui em Lauro de Freitas, por exemplo, é sabido que o grande veículo para divulgação é a nossa Vilas Magazine. Fico à vontade para dizer isso porque é de conhecimento geral na cidade. Faça um anúncio inteligente e repita mensalmente para fixar sua empresa e sua imagem.
 
Em tempos difíceis, como o atual, é comum o varejista susp ender a p ublicidade p ara diminuir custo. Não há bobagem maior. É exatamente aí que mais precisamos da publicidade.
 
Se o concorrente não está anunciando, não vá na onda dele. Anuncie. Anuncie sempre. É o anúncio q ue vai mostrar q ue você está vivo e lutando!
 
E não esqueça do Dia das Mães, o segundo melhor período de vendas do ano! Anuncie!
 
Como dizia sabiamente o Chacrinha: “quem não se comunica se trumbica”.
 
Raymundo Dantas é Escritor e palestrante, especializado em Mar
Vilas Magazine© 2013. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Webd2 - Desenvolvimento Web