Vilas Magazine
Lauro de Freitas
+26°C

Máx +29°

Mín +25°

Dom, 02.02.2014

Secretário de saúde transfere pasta e assume coordenação da Covid-19

Redação Vilas Magazine - Em 29/04/2020

 
Tomou posse em 6 de abril a nova secretária municipal de Saúde, a médica Maria Isabel Andrade. O ex-secretário Vidigal Cafezeiro está agora à frente da recém-criada Coordenação de Combate ao Coronavírus (CCC/COVID-19). As primeiras ações e estratégias da nova Coordenação foram debatidas na mesma ocasião. A prefeita Moema Gramacho anunciou também a aquisição de testes rápidos para identificar pessoas infectadas.
 
Especialista em clínica geral, a médica Maria Isabel Andrade faz parte dos quadros do município há quatro anos e acumula larga experiência na atenção básica. “Para mim é um desafio muito grande substituir o dr. Vidigal, que fez um grande trabalho à frente da secretaria”, disse – “Vamos trabalhar para dar continuidade às ações que já vinham sendo desenvolvidas por ele e ampliar esse trabalho, especialmente agora que estamos em meio a esta pandemia.”
 
Com 15 anos de experiência na atenção básica, com passagem pelos municípios de Salvador e Camaçari, a nova secretária ressaltou a necessidade do isolamento social. Para ela, “a prefeitura tem seguido as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), suspendendo o funcionamento de estabelecimentos comerciais, além de outras ações no sentido de impedir a proliferação do vírus, no entanto, a população precisa nos ajudar nisso.”
 
Dentre as atribuições da coordenação chefiada por Vidigal Cafezeiro estão a prevenção, orientação, controle epidemiológico, fiscalização, diagnóstico, assistência e monitoramento da Covid-19 em Lauro de Freitas. O núcleo conta com representantes da atenção básica e especializada, das vigilâncias em saúde e epidemiológica, e do departamento de enfermagem. Já imbuído da nova missão, o ex-secretário Vidigal Cafezeiro ressaltou como se dará a atuação da coordenação.
 
“Estamos estabelecendo metas de fiscalização para fazer um bloqueio epidemiológico, a partir da identificação de possíveis focos de contaminação e criando leitos de retaguarda para fazer o primeiro atendimento, com ventilação não invasiva, até fazermos o equilíbrio desse paciente e regular para o estado”, contou Cafezeiro.
 
O ex-secretário acredita que a coordenação, por estar voltada exclusivamente para o combate à Covid-19, possibilitará um trabalho mais abrangente, que chegará a toda a cidade, criando condições para a implementação de um bloqueio, evitando a contaminação de um grande número de pessoas.
 
Vidigal Cafezeiro destacou ainda a experiência da nova secretária de Saúde do município, que “tem uma ampla visão da área e poderá contribuir muito, especialmente neste momento”.
Publicidade
Vilas Magazine© 2013. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Webd2 - Desenvolvimento Web