Vilas Magazine
Lauro de Freitas
+26°C

Máx +29°

Mín +25°

Dom, 02.02.2014

Prefeitura abre novo pronto atendimento para vítimas de Covid-19

Redação Vilas Magazine - Em 29/04/2020

 
O Pronto Atendimento Santo Amaro de Ipitanga, no Centro, foi aberto em 15 de abril, de forma emergencial, para atender pacientes com sintomas gripais. Os atendimentos são realizados em regime de plantão 24h, no sistema “porta aberta”. Foram instalados quatro consultórios, sala de inalação, sala de coleta, sala de hidratação, sala de isolamento e sala vermelha, além de sete leitos de observação, três leitos para pacientes com quadros agravados. Todos os leitos possuem suporte de oxigênio, sendo três para ventilação mecânica invasiva – também conhecido por respirador, essencial para a manutenção da vida nos casos mais graves da Covid-19.
 
As unidades de Pronto Atendimento Nelson Barros e Areia Branca, UPA e Upinha de Itinga e nas Unidades de Saúde da Família (USF) Espaço Cidadão e São Judas Tadeu, em Itinga, Irmã Dulce, em Portão, USF Vida Nova, USF Chafariz, USF Antônio Carlos Rodrigues, em Areia Branca e USF Jambeiro, estão prontas para atender a população e realizar diagnóstico clínico ou laboratorial no caso de sinais e sintomas aliado ao critério epidemiológico da Covid-19.
 
As USF de referência para atendimento a pacientes com sintomas da Covid-19 que compõem a lista estão nos pontos centrais de todas as zonas da cidade e devem ser procuradas por pacientes com sintomas suspeitos para Covid-19. Nesses locais eles receberão atendimento e encaminhamento a unidades referenciadas, caso necessário.
 
Os profissionais das USF destinadas ao serviço especializado receberam orientações necessárias para o manejo adequado de pacientes que apresentem sintomas decorrentes da infecção por coronavírus. A equipe médica das unidades dará orientações aos pacientes com suspeita diagnóstica e coleta do material que será encaminhado ao Laboratório Central de Saúde Pública. Nessas USF há consultórios para uso exclusivo de atendimento a síndromes respiratórias. Os pacientes sintomáticos serão acolhidos em separado dos assintomáticos.
 
As demais unidades continuarão seus acolhimentos seguindo as estratégias de suspensão do agendamento ambulatorial, a fim de reduzir os aglomerados e assim a proliferação do novo coronavírus, dando prioridade aos atendimentos a pacientes com comorbidades e doenças crônicas, atendimento do pré-natal e puerperal.
 
“É recomendável que em todos os casos de síndrome gripal seja questionado o histórico de viagens”, disse o médico e ex-secretário de Saúde, Vidigal Cafezeiro, agora à frente da Coordenação de Combate ao Coronavírus. Cafezeiro explicou que “o diagnóstico que levará à realização do exame depende da investigação clínica”.
 
Os atendimentos presenciais estão suspensos na Central Municipal de Regulação e nas USF que são postos reguladores para marcação de consultas e exames. “Os encaminhamentos realizados pelo sistema de regulação serão reagendados assim que for restabelecido o funcionamento. Para pacientes oncológicos e renais crônicos o serviço será mantido por meio dos tels.: 3288-3455 e 3288-8652”, de acordo com o coordenador da Regulação, Alan Reis.
 
Foram suspensos também os atendimentos ambulatoriais e cirurgias eletivas no Hospital Municipal Professor Jorge Novis, Complexo Municipal de Saúde, Policlínica Professor Carlos Bastos, Serviço Especializado de Reabilitação Auditiva, Centro de Especialidades Odontológicas (CEO). Os serviços odontológicos emergenciais continuam mantidos nas 16 Unidades de Saúde da Família (USF) das 7h às 16h, e Pronto Atendimento Nelson Barros em plantão de 24h.
 
A medida assegura que serviços essenciais como ambulatório de psiquiatria, gestação de alto risco, doença falciforme, ambulatório de Atenção às Vítimas de Violência Sexual, Centro de Testagem e Aconselhamento, Centro de Referência em Tuberculose e Hanseníase e dispensação de medicamentos na rede continuarão em funcionamento.
 
“Esses atendimentos não podem parar, são essenciais, sob pena de sobrecarregar a rede de urgência e emergência e neste momento nossa estratégia é justamente o oposto, tentando reduzir esse fluxo no atendimento emergencial”, explicou o ex-secretário de Saúde Vidigal Cafezeiro.
 
Entre as ações estratégicas tomadas para conter o avanço do coronavírus no município, a secretaria avaliava a possibilidade do Complexo Municipal de Saúde em Itinga, entre a UPA e a Upinha, funcionar como centro de triagem. “No local, a equipe fará as primeiras avaliações nos pacientes e encaminhará para a unidade que melhor irá atendê-lo”, disse Vidigal. “A intenção é fazer com que nas recepções das unidades não haja aglomerações, um dos critérios que ajudama conter o vírus”, explicou.
 
UNIDADES DE SAÚDE DA FAMÍLiA
usf cidade nova: Rua Alfa, Qd G, Lt 23. Itinga. Tel.: 3252-6499
usf Parque são Paulo: Lot. Parque São Paulo, Qd 22. Itinga. Tel.: 3251-8150
usf Pastor israel Moreira: Jd. Pouso Alegre. Itinga. Tel.: 3251-8244
usf espaço cidadão: Av. São Cristóvão. Itinga. Tel.: 3251-8240
USF São Judas Tadeu: Lot. Pérola Negra, Lt 28, Qd 6. Itinga. Tel.: 3378-1723
usf Vila nova de Portão: Lot. Pomar do Rio, Qd 2. Portão. Tel.: 3369-9226
usf irmã dulce: Rua Direta de Portão. Tel.: 3369-9294
usf noel Alves cruz: Lot. Solar União, Lt 24. Portão. Tel.: 3369-9890
usf Vida nova: Av. Djanira Maria Bastos. Caji. Tel.: 3288-5950
usf Antonio carlos rodrigues: Rua 2 de julho. Areia Branca. Tel.: 3291-8839
USF Padre João Abel: Rua Direta do Jambeiro. Jambeiro. Tel.: 3291-4459
USF Manoel José Pereira: Rua Direta do Capelão. Capelão. Tel.: 3291-5106
usf Lagoa dos Patos: Rua Manoel de Castro. Chafariz/Vila Praiana. Tel.: 3288-2963
USF Jardim Independência: Jardim Independência. Itinga. Tel.: 3252-9453
usf Tarumã: Rua Vernando Rocha. Jd. Tarumã. Itinga. Tel.: 3377-0676
 

O coordenador de combate ao coronavírus e médico, Vidigal Cafezeiro, explica que o PA é referência no município para atender casos característicos da síndrome gripal e estabilizar quadros com maior gravidade. “Essa é uma unidade de suporte, com teste, análise e possivelmente diagnóstico. Na sala vermelha, há três leitos com ventilação mecânica e monitor multimétrico onde podemos aferir pressão, batimentos cardíacos e saturação de oxigênio. Caso necessário também realizamos a transferência para unidades do estado de maior porte como Couto Maia, Ernesto Simões e Hospital Espanhol”, informa.
Publicidade
Vilas Magazine© 2013. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Webd2 - Desenvolvimento Web