Vilas Magazine
Lauro de Freitas
+26°C

Máx +29°

Mín +25°

Dom, 02.02.2014

Toque de recolher e teste rápido: julho começa com medidas intensas contra a Covid-19

Redação Vilas Magazine - Em 06/07/2020

Desde o dia 5 de julho, Lauro de Freitas e outros 10 municípios baianos, estão sob toque de recolher, das 18h às 5h, por recomendação do governo do estado. A medida visa conter o exponencial crescimento dos casos positivos registrados no mês de junho. Em Lauro de Freitas, por exemplo, de 1º a 30 de junho, o crescimento foi de 296%. E com dados tão elevados, será que é possível dizer que o pior já passou?

No mês de abril a Comissão de Combate ao Coronavírus - CCC, de Lauro de Freitas, apresentou o perfil epidemiológico da pandemia na cidade, com projeções de atingir o pico da contaminação no mês de junho. De acordo com o médico e coordenador da comissão, Vidigal Cafezeiro, todas as ações da prefeitura no último mês foram adotadas com base no perfil epidemiológico, tendo por objetivo conter a curva de crescimento. “O mês de junho foi um mês estratégico, que através de barreiras sanitárias, teste rápido, medidas de restrição e outras ações, acreditamos que seja possível conter a curva de transmissão da Covid-19”.

Cafezeiro destaca ainda, que o teste rápido está sendo aplicado na cidade com o objetivo de entender como cada bairro está se comportando. “Adotamos a estratégia de, através da testagem de uma amostragem da população, entender como está o avanço do vírus. Já realizamos 19 ações, que resultou em um percentual de contaminação por bairro, o que nos permite moldar nossas ações de combate de forma direcionada”.

Como parte da estratégia adotada pela prefeitura, a partir de julho as barreiras sanitárias terão o reforço de uma carreta, equipada com 5 consultórios, sendo 3 para testagem e 2 para atendimento médico. Em cada visita as comunidades recebem uma equipe de profissionais de saúde, formada por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, psicólogo e assistente social, e além dos testes rápidos são realizados também atendimentos e orientações. “A proposta desse novo equipamento, a carreta, é proporcionar um melhor controle epidemiológico, dando acesso à testagem para os moradores que estão mais distantes do centro. A partir do teste rápido podemos inclusive, fazer o direcionamento para quarentena, das pessoas que por ventura testarem positivo”, conclui Cafezeiro.

A Prefeitura de Lauro de Freitas destaca que já realizou 3.500 testes rápidos, e destes, 723 pessoas confirmaram positivo para Covid-19.

Publicidade
Vilas Magazine© 2013. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Webd2 - Desenvolvimento Web