Vilas Magazine
Lauro de Freitas
+26°C

Máx +29°

Mín +25°

Dom, 02.02.2014

Lauro de Freitas: reabertura das atividades depende do índice de ocupação dos leitos

Redação Vilas Magazine - Em 10/07/2020

Em live, realizada na tarde desta quinta-feira, 09, a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho, afirmou que o relaxamento das restrições de circulação e a reabertura das atividades comerciais dependem do índice de ocupação dos leitos destinados aos pacientes da Covid-19. Segundo a gestora, o índice de ocupação, seja oferta de hospitais municipais, particulares, ou dos hospitais de campanha coordenados pelo Governo do Estado, não pode ser superior a 75%.
 
Além disso, uma reunião de alinhamento foi realizada entre as cidades da região metropolitana, onde ficou determinado que a reabertura do comércio deve acontecer de forma orquestrada em todas elas. A estratégia é evitar um efeito migratório das pessoas de uma cidade para outra, que por ventura viessem a liberar o comércio antes.
 
Hoje, 10, as deliberações acertadas na reunião de prefeitos serão apresentadas ao Governo do Estado.
 
Restrição por região e toque de recolher.
Até o dia 12 de julho a cidade segue sob toque de recolher, das 18h às 5h, conforme recomendação do Governo do Estado, e com restrições de circulação nos bairros de Vilas do Atlântico, Buraquinho e Pitangueiras, com barreiras sanitárias, fiscalização do comércio e realização de testes rápidos.
 
Mas apesar da visível crescente no número de casos positivos, em 10 dias, de 30/06 a 09/07, foram registrados 1.060 novos casos, a prefeita destaca que não se trata de aumento no índice de contaminação, mas sim, um aumento no número de testagem. 
 
Desde o dia 03 de junho, quando começou a restrição de circulação por região, no bairro de Itinga, a prefeitura está realizando a testagem de uma amostra da população, com objetivo de estabelecer um perfil de contaminação por bairro, e assim moldar sua estratégia de combate ao vírus.
 
Ainda segundo a gestão, caso as medidas de restrição por região e o toque de recolher não fossem adotadas na cidade, o número de infectados e mortos seria 3 vezes maior.
 
Gráfico do avanço da Covid-19 em Lauro de Freitas-BA. De acordo com o último boletim epidemiológico, divulgado pela prefeitura em 09/07, a cidade já registra 3.171 casos positivos, 812 pessoas curadas e 48 óbitos.
Publicidade
Vilas Magazine© 2013. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Webd2 - Desenvolvimento Web