Vilas Magazine
Lauro de Freitas
+26°C

Máx +29°

Mín +25°

Dom, 02.02.2014

Novas manchas de óleo são encontradas nas praias do litoral norte

Redação Vilas Magazine - Em 13/07/2020

As manchas de óleo, que em agosto de 2019 atingiram mais de 750 locais no litoral do Nordeste e Sudeste, voltaram a aparecer nas praias do litoral brasileiro. Em junho foi notificado o reaparecimento de fragmentos de óleo nos estados de Alagoas, Pernambuco, Rio Grande do Norte e, no dia 25, em Salvador, nas praias de Piatã e Jaguaribe, de onde foram retirados, ao menos, 100 kg de óleo.

No último sábado, 12, foi a vez das praias do litoral norte. Segundo informações dos Guardiões do Litoral, grupo de voluntários que se dedica ao cuidado e preservação de praias, foram encontrados vestígios de óleo nas praias de Interlagos, Praia do Forte e em Vilas do Atlântico.

Em todos os locais, a substância encontrada é a mesma: petróleo cru. De acordo com análise feita pelo Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), da Marinha do Brasil, com as amostras coletadas pelo Nordeste, os resíduos apresentaram perfis químicos compatíveis com o material que atingiu o litoral brasileiro no segundo semestre de 2019.

Os Guardiões do Litoral divulgaram uma nota destacando que fatores como alterações no regime de ventos e marés, que revolvem sedimentos, são as possíveis causas do ressurgimento do óleo nas praias do litoral nordestino.

“Seja novo ou antigo, quase um ano completo do início do aparecimento das manchas nas praias, continuamos sem saber a origem do óleo. Devido a pandemia, não recomendamos ação de retirada de petróleo por voluntários. Caso aviste óleo nas praias, ligue para o 185”, finaliza a nota.

Confira reportagem completa na edição impressa do mês de agosto da Vilas Magazine.

Publicidade
Vilas Magazine© 2013. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Webd2 - Desenvolvimento Web