Vilas Magazine
Lauro de Freitas
+26°C

Máx +29°

Mín +25°

Dom, 02.02.2014

Lauro de Freitas atinge 10 mil casos de covid-19

Thiara Reges - Em 01/02/2021

Quase um ano de luta contra a Covid-19 no país e os números continuam crescendo. Já são mais de 200 mil mortos no Brasil e mais de 8 milhões de casos confirmados. Em Lauro de Freitas, segundo dados coletados na Central Integrada de Comando e Controle da Saúde do Governo da Bahia, desde o início de 2021, cerca de mil novos casos confirmados levaram a cidade a ultrapassar a marca de 10.686 mil casos positivos e 152 mortes (dados coletados em 24 de janeiro).

Neste cenário existe uma diferença de cerca de mil casos entre o boletim disponibilizado pela Prefeitura de Lauro de Freitas, que informa 9.622 casos contra os 10.686, segundo o boletim do governo do estado.

Na análise da curva do número de novos casos, desde o primeiro confirmado, em março do ano passado, o período mais crítico no município foi entre junho e julho, mas vale ressaltar também que neste período a prefeitura realizou ações de restrições, por regiões da cidade, momentos em que foram intensificadas testagens da população.

O bairro de Itinga segue como o bairro que apresenta o maior número de confirmados, cerca 26% do total da cidade, seguida pelo Centro, 11%, e Caji, com 9%. Apesar de todas as medidas de restrições adotadas pela prefeitura e campanhas de conscientização, não é difícil encontrar pequenas aglomerações e até pessoas circulando sem máscara pela cidade, praias movimentadas em dias de sol, sem falar nas dezenas de festas interrompidas pela ação do Centro Integrado de Mobilidade Urbana - CIMU e Polícia Militar. Só nos quatro dias da Operação Réveillon, foram 40 denúncias solicitando a fiscalização de bares e restaurantes e 27 para barracas de praia.

Pelo decreto 4.725, de 18 de janeiro, a prefeitura prorrogou até o dia 31 daquele mês, todas as medidas restritivas e de segurança contra a Covid-19 já em vigor no município, além de declarar estado de calamidade pública, para todos os fins de direito, pelo prazo de 180 dias.

Entre as medidas está a orientação para o horário de funcionamento das barracas de praias de Lauro de Freitas, de segunda a sábado, das 9h às 17h, com o máximo de 20 mesas com quatro cadeiras ou 13 mesas com seis cadeiras, em ambos os casos respeitando o distanciamento de dois metros; e a proibição de funcionamento aos domingos e feriados.

A medida, publicada no Diário Oficial em 11 de dezembro de 2020, estabelece ainda a suspensão do funcionamento de cinemas, teatros e a realização de eventos em clubes sociais, recreativos e esportivos, como festas, apresentações artísticas, aniversários, formaturas, casamentos e outros assemelhados.

O descumprimento de medidas referentes ao combate da pandemia em Lauro de Freitas é passível de multa a partir de R$ 158,00. Toda receita gerada pela aplicação das multas será incorporada ao Fundo Municipal de Saúde.

Publicidade
Vilas Magazine© 2013. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Webd2 - Desenvolvimento Web