Vilas Magazine
Lauro de Freitas
+26°C

Máx +29°

Mín +25°

Dom, 02.02.2014

AS LIÇÕES DE VIDA DE EVANILDE: AOS 83 ANOS, CONTINUA FAZENDO ARTE

Redação Vilas Magazine - Em 01/06/2021

Viúva da Covid, a dona de casa e professora de arte aposentada Evanilde Pedreira, 83, está se reinventando, aprendendo a tocar instrumentos, como reco-reco e até bateria, enquanto canta em lives com o filho caçula, o músico e psicólogo Marcos Pedreira, como a realizada celebrando o Dia das Mães, que reuniu seus cinco filhos.

Evanilde perdeu o companheiro de 60 anos de casamento e não pode mais morar sozinha e convive com a família de Marcos. Ela, que atuou como artista visual, continua fazendo arte! “Desde outubro tenho alegria de sua companhia. Tenho feito de tudo para que ela fique feliz, para que não tenha crise da depressão”, declara o filho músico.

As influências artísticas da família foram herdadas pelo patriarca Carlos Pedreira, engenheiro militar que serviu construindo estradas pelo interior do país e se dedicou à arte mais intensamente ao entrar para a reserva, aos 48 anos. Com o nome artístico de C. Pedreira, pintou, fez esculturas, participou de exposições e foi crítico pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia. Na década de 1980 fundou a Pituba Galeria de Arte. Além das artes visuais, ele se dedicou, ao longo da vida, a aprender a tocar, de forma autodidata, diversos instrumentos – do pandeiro, marimba e escaleta, ao violão e piano. Da família, com pai e mãe envolvidos com as artes, os filhos passaram a desenvolver linguagens, como o teatro, a dança, as artes visuais e a música. Vivas a Evanilde!
 

Publicidade
Vilas Magazine© 2013. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Webd2 - Desenvolvimento Web