Vilas Magazine
Lauro de Freitas
+26°C

Máx +29°

Mín +25°

Dom, 02.02.2014

Ecoponto de Lauro de Freitas recolhe mais de 65 t/mês

Thiara Reges - Em 01/09/2021

Segundo levantamento divulgado em agosto pela prefeitura de Lauro de Freitas, mais de 300 toneladas de lixo reciclável foram coletadas no Ecoponto no último semestre. Inaugurado em 2019, o Ecoponto faz parte da Lei do Lixo Zero e recebe em média 65 toneladas de materiais recicláveis por mês.

Localizado no loteamento Miragem, o Ecoponto funciona de segunda a sábado, das 8h às 12h, e podem ser descartados resíduos sólidos, como resíduos verdes (grama, folha e poda), resíduos volumosos (móveis velhos), resíduos recicláveis (vidro, papel, plástico), restos de construção civil, entre outros. Está prevista a construção de mais três ecopontos na cidade.

Crescimento na pandemia
Segundo levantamento da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), a geração de resíduos domiciliares e de limpeza urbana tiveram aumento médio de 10% no país no último ano, motivado sobretudo pelo maior tempo de permanência das pessoas em suas residências.

O Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil, divulgado pela Abrelpe no final do ano passado, mostra que, em 2019, a média per capita no país era de 379,1 quilos de resíduos sólidos gerados por ano. Vale destacar que foi percebido também um aumento médio de 25% na quantidade de materiais recicláveis coletados, o que, de acordo com a associação, está ligado ao aumento das compras pela internet, que necessitam de mais embalagens para o envio dos produtos.

A preocupação da Abrelpe, no entretanto, é que o crescimento no uso desses materiais não foi acompanhado de um aumento da reciclagem do país, inclusive, diversas unidades de reciclagem foram impactadas pela pandemia e acabaram fechando.

Em Lauro de Freitas, por exemplo, o projeto socioambiental Ilhas, que desenvolve trabalho de coleta de lixo eletrônico, iniciou uma campanha para fortalecimento das ações, junto a empresas, condomínios e entidades civis, para que o projeto se mantenha vivo.

Publicidade
Vilas Magazine© 2013. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Webd2 - Desenvolvimento Web