Vilas Magazine
Lauro de Freitas
+26°C

Máx +29°

Mín +25°

Dom, 02.02.2014

Municípios propõem criação do consórcio interfederativo para recuperar e preservar a bacia do rio Joanes

Redação Vilas Magazine - Em 01/10/2021

A criação de um consórcio interfederativo formado entre o Governo do Estado e as oito prefeituras que integram a bacia hidrográfica do rio Joanes foi a principal proposta apresentada no workshop da Bacia do Rio Joanes, realizado pela gestão municipal de Lauro de Freitas em parceria com a Organização Não-governamental Rio Limpo, em 17 de setembro. O evento contou com representantes das pastas do meio ambiente dos municípios que compõem a bacia do Joanes: Camaçari, Simões Filho, São Sebastião do Passé, Dias D’Ávila, Candeias e São Francisco do Conde.

Após o encontro, que teve como objetivo discutir iniciativas para reduzir os impactos ambientais negativos gerados pelas cidades localizadas no entorno da bacia, os participantes levarão a demanda aos prefeitos dos oito municípios, que avaliarão a indicação.

O rio Joanes nasce em uma Área de Proteção Ambiental (APA), no município de São Francisco do Conde, no Recôncavo Baiano, e desemboca na Praia de Buraquinho, na divisa entre Camaçari e Lauro de Freitas. Seu curso atravessa Camaçari, Simões Filho, São Sebastião do Passé, Candeias e Dias d’Ávila, representado por remanescentes de Mata Atlântica, manguezais, restingas, dunas e cerrados. As principais nascentes do rio encontram-se nos municípios de São Francisco do Conde (Fazendas Gurgainha e Gurgaia) e São Sebastião do Passé (Usina Cinco Rios). Seus maiores afluentes da margem esquerda são os rios Uberaba, Lamarão, Sucuricanga e Bandeira e, pela margem direita, Ibirussu, Boneçu, Petecada, Jacarecanga, Itabaoatã, Muriqueira e Ipitanga.
 

Publicidade
Vilas Magazine© 2013. Todos os direitos reservados.
Desenvolvido por: Webd2 - Desenvolvimento Web