Dia Mundial da Criatividade: 19 a 21/04, Lauro de Freitas recebe o maior evento colaborativo de criatividade do mundo

0
383
lauro de freitas recebe evento de criatividade

Pela primeira vez, a cidade de Lauro de Freitas vai receber o Dia Mundial da Criatividade, maior evento colaborativo de criatividade do mundo, que acontece simultaneamente em 51 municípios brasileiros. O público poderá participar de diversas atividades gratuitas pelas ruas da cidade, de 19 a 21 de abril.

Realizado pela Organização Mundial da Criatividade, com patrocínio do Banco do Nordeste em Lauro de Freitas, o evento conta com inúmeras experiências, painéis, palestras, workshops e performances para profissionais, empreendedores e empresas de todos os setores que compõem a economia criativa.

Com o tema “Inteligências Plurais”, a edição 2024 amplia a discussão entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil sobre as diversas inteligências e como a criatividade está inserida nesse contexto. “A revolução criativa que estimulamos em cada cidade busca promover o fortalecimento de uma comunidade criativa atuando comprometida com a inovação e seus impactos reais, colaborando em redes para gerar impactos positivos nos ecossistemas dentro da moldura de sustentabilidade”, conta Luiz Serafim, diretor executivo da World Creativity Day.

ana pires coordena o dia da criatividade

Em Lauro de Freitas, a líder local do Dia Mundial da Criatividade é Ana Pires, CEO da Clara Idea, doutora em Administração pela UFBA e consultora do IEL/FIEB.

“Celebrar o Festival Mundial da Criatividade e Inovação em Lauro de Freitas pela primeira vez, justo quando o movimento completa 10 anos, é de grande relevância para o município, que vem trabalhando, de forma sistemática, o fortalecimento de seu ecossistema de inovação nos últimos anos. A adesão de instituições de peso como SENAI, IFBA, SEBRAE, CDL e NEOJIBÁ, para citar algumas apenas, confirma a importância do festival para a cidade”, explicou.

Ana acrescenta que o evento contribui de forma substancial para a economia local, ampliando a visibilidade para a cidade, o que proporciona a promoção do turismo e do comércio local, mas também, fortalece a reputação de Lauro de Freitas como um ambiente propício para o desenvolvimento de ideias e projetos inovadores.

“Estamos falando de uma oportunidade única para que empreendedores, gestores e empresários locais identifiquem rotas de evolução para seus negócios. A criatividade e a inovação são valores fundamentais no mundo dos negócios, e o evento proporciona aos empresários, acesso a conhecimento, ferramentas e exemplos práticos de como incorporar essas práticas em suas operações”, acrescentou.

A programação contempla eventos presenciais e online, para todas as idades, a exemplo da Oficina OrganiZen: seja feliz, com Van Furian, professora de Hata Yoga; Oficina de Branding para criativos, com Rebeca Lisboa, empresária e especialista em Comunicação Empática e Branding; Oficina de Educação criativa e experiencial, com Paulo Emilio, escritor e sócio da Prospecta Treinamentos; e Oficina gastronômica Aromas e Sabores de Lauro, com o trio de cozinheiros Ronilda Gomes, Thaynara Almeida e Tayran Vasconcelos.

“Tenho certeza que será uma rica fonte de insights e networking, afinal o evento busca não somente celebrar a criatividade e a inovação, mas também impulsionar o desenvolvimento econômico sustentável da cidade de Lauro de Freitas, aprimorando a competitividade dos negócios locais”, concluiu Ana.

Sobre o Dia Mundial da Criatividade

Criado no Brasil em 2014, por Lucas Foster, o Dia Mundial da Criatividade tornou-se uma iniciativa global a partir de 2018, ano em que a Organização das Nações Unidas aprovou a Resolução 71/284, estabelecendo 21 de abril como Dia Mundial da Criatividade e Inovação. Desde então, foram realizadas mais de 4 mil atividades em 146 cidades de 22 países com a participação de 80 mil pessoas.

“Nosso propósito é conscientizar o mundo sobre o valor da criatividade como matéria-prima para a solução de problemas, inspirando pessoas a construírem projetos, cidades e negócios inovadores, impactando positivamente comunidades”, afirma Lucas Foster, idealizador da iniciativa e diretor executivo da Organização Mundial da Criatividade.

O movimento é uma iniciativa da Organização Mundial da Criatividade, organização que atua globalmente para aumentar a conscientização de indivíduos, organizações e governos sobre o valor da criatividade como matéria-prima para a solução de problemas e, por extensão, no desenvolvimento social, tecnológico e econômico sustentáveis em nosso século.

SERVIÇO: Para se inscrever, basta acessar o site www.worldcreativityday.com/brazil e selecionar o nome da cidade.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui