Equilíbrio: nosso desafio

0
773
politico da bahia lula maciel

Gestão e convivência numa cidade grande, com densidade demográfica em ascensão constante, são a ordem do dia da próxima gestão. O modelo de desenvolvimento de Lauro de Freitas, nas últimas três décadas, colocou o município em destaque econômico e social, e por outro lado, trouxe os desafios dos grandes centros, que priorizam o desenvolvimento econômico, e sacrificam aspectos sociais e ambientais.

Grandes obras, como o sistema de macrodrenagem, com a destinação em especial das águas pluviais e o sistema de esgotamento sanitário, deverão fazer parte de um novo e próspero cenário de desenvolvimento. O controle do adensamento demográfico é um tema importante pois vai de encontro ao modelo de verticalização urbana, ora implementando. A disposição de grandes projetos de infraestrutura faz-se necessária e urgente, diante de tantos empreendimentos instalados e em implantação.

A mobilidade urbana e o sistema municipal de transporte de massa, completam o arco de preocupações nos próximos anos. Tais providências deverão trazer mais segurança, conforto e desenvolvimento para Lauro de Freitas. Contudo, há um déficit ambiental que precisa ser resgatado. Os remanescentes de Mata Atlântica, ainda com fauna e flora, agonizam em meio às edificações e construções.

Um debate sobre a questão do necessário equilíbrio deverá nortear o futuro do nosso ecossistema urbano.

QUEM É LULA MACIEL

Forjado nas lutas sociais e populares, tendo origem de formação política na juventude católica, no movimento de luta pela moradia digna, nos movimentos ambientais e no movimento estudantil e sindical, Lula Maciel surge como grande opção para disputar a prefeitura de Lauro de Freitas nas eleições deste ano.

“Minha história começa no PT em 1989, na primeira campanha presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva, quando participei ativamente na construção do partido. Disputei minha primeira eleição em 1992 e nas outras seguintes, 1996, 2000, sendo eleito para o primeiro mandato em 2004. Sempre me posicionei na liderança em defesa do modo petista de governar, desde 2005, no primeiro mandato da prefeita Moema Gramacho. Resistente, fui reeleito para o segundo mandato em 2008, repetindo o feito em 2012. Defendendo o projeto petista, assumi a liderança da oposição, mantendo a possibilidade de retorno do partido, mais uma vez com a prefeita Moema Gramacho, nossa liderança política em Lauro de Freitas”.

Humanista, Lula Maciel se destaca na defesa dos direitos humanos, das questões ambientais, da educação de qualidade e inclusiva. De perfil forte e transformador, consegue deixar marcado seus mandatos de vereador, implementando importantes bandeiras para a comunidade laurofreitense, como política municipal de cultura, com Conselho e Fundo, sistema municipal de educação, dentre outras. “Minha preocupação com a gestão urbana forjou em mim posições polivalentes na defesa de uma cidade cada vez mais inclusiva. Nossa participação na construção de leis, como o plano diretor e de verticalização, foi fundamental para contribuir com o desenvolvimento mais ordenado em Lauro de Freitas”.

Formulador e articulador, em pouco tempo Lula se transforma numa referência de força e coragem na defesa de Lauro de Freitas. Em 2017, assume a responsabilidade de conduzir a Secretaria de Governo, a convite da prefeita recém eleita, Moema Gramacho, “quando tive a oportunidade de contribuir com o retorno do PT ao comando da gestão municipal”, ressalta.

Em 2021 é convidado pela prefeita para assumir a condução do Gabinete da Prefeitura.

“Ciente do meu compromisso com Lauro de Freitas e sua comunidade, ciente da capacidade de construção coletiva e compromisso democrático, me coloca à disposição da sociedade laurofreitense, da prefeita Moema Gramacho, dos partidos que sustentam o projeto e das lideranças políticas de modo geral, para construir as condições de disputa e vitória nas eleições deste ano na sucessão do comando política local, muito bem representado pela prefeita Moema Gramacho”, finaliza Lula Maciel.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui