Quem passa pelas ruas de Lauro de Freitas logo vê as luzes de Natal levando um clima diferente para o comércio local. Mas não somente as luzes: o aquecimento econômico proporcionado pela compra de presentes e produtos para a ceia em família, deve fazer o varejo brasileiro ter o maior número de contratações de trabalhadores temporários dos últimos dez anos.
A expectativa é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), que estima 108,5 mil vagas preenchidas, número que representa um crescimento de 5,6% em relação ao ano passado, quando foram realizadas 97,9 mil contratações.
O maior volume de contratações temporárias deve se concentrar no segmento de hiper e supermercados, abrindo 45,47 mil vagas, seguido por vestuário e calçado, com 25,17 mil; utilidades domésticas e eletroeletrônicos, com 15,98 mil; livrarias e papelarias, com 9,31 mil; e móveis e eletrodomésticos, com 5,7 mil vagas.
Para chegar a esses números, a CNC leva em consideração aspectos sazonais das admissões e desligamentos no comércio varejista, registrados mensalmente pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego.
Segundo Edailton Carvalho, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Lauro de Freitas, o comércio da cidade apresenta dados positivos anualmente, até pela necessidade de oferecer melhores serviços. “A expectativa do comércio local para as vendas de final de ano é positiva e os lojistas estão se organizando com promoções, decoração temática e horários estendidos de funcionamento”, afirmou.
Lulie Najar, superintendente do Parque Shopping Bahia, acredita que, apesar de ainda existirem desafios do ponto de vista macroeconômico, a população tem retomado o seu poder de compra, tem saído mais e consumindo mais, o que gera a expectativa de resultados crescentes e otimistas para o final deste ano e, também, em 2024.
“O último bimestre do ano traz uma série de oportunidades de crescimento forte para o comércio em geral. Este ano nós temos a confluência do aumento do poder de compra da população e da inflação baixa, o que permite que mais dinheiro circule na mão das pessoas, consequentemente aquecendo o mercado. Estamos preparados para proporcionar uma experiência única de compra, de lazer e de diversão para as famílias, com eventos e novas lojas inauguradas e assim visamos um crescimento de 15% em relação a 2022”.
Lulie acrescenta ainda que diversas lojas já começaram processo de seleção dos profissionais temporários, com o objetivo de atender a demanda crescente do final de ano.
“Nosso diálogo é constante com os lojistas e temos expectativa de efetivação de cerca de 20% dos profissionais que estão sendo contratados temporariamente”, concluiu.