Fogo simbólico do 2 de Julho vai passar por Lauro de Freitas

0
977
lauro de freitas estara na festa da independencia da bahia

A comemoração dos 200 anos da independência do Brasil na Bahia terá um significado diferente para algumas cidades da Região Metropolitana. Após pesquisa histórica e intervenção junto à Fundação Gregório de Mattos, as cidades de Lauro de Freitas, Camaçari, Mata de São João e Dias D’Ávila foram incluídas na festividade.

A iniciativa partiu do Consórcio Intermunicipal Recôncavo Norte, que engloba poderes executivo e legislativo dos municípios envolvidos, embasados na pesquisa do historiador Diego Copque, que relata nas páginas do livro ‘A Presença do Recôncavo Norte da Bahia na Consolidação da Independência do Brasil’, a participação ativa destes municípios no processo de independência.

lauro de freitas estara no roteiro das comemoracoes do 2 de julho

“A partir do momento em que estes quatro municípios se tornaram integrantes da Região Metropolitana de Salvador, muito se perdeu de suas identidades histórica e cultural, mas é preciso assegurar a incorporação de suas raízes históricas e seu protagonismo no processo de consolidação da Independência do Brasil, fortalecendo a autoestima e o sentimento de pertencimento dos moradores da região”, frisa Diego.

Este ano, a festividade terá ao todo 15 dias, começando dia 29 de junho, com a apresentação do espetáculo “A resistência cabocla”, com o Bando de Teatro Olodum e Érico Brás.

A tocha com o fogo simbólico deixa o município de Cachoeira, no Recôncavo, dia 30 de junho, às 7h, e segue em direção a Salvador, passando por Mata de São João, Dias D’Ávila, Camaçari e Lauro de Freitas.

A programação segue até 14 de julho, com concurso de fanfarras, show de BaianaSystem, Lazzo Matumbi, Gerônimo e outros artistas, além da inauguração do novo Pavilhão 2 de Julho, que foi transformado em um memorial da independência e da luta do povo baiano.

Confira a programação completa: 

29 de junho – Apresentação do espetáculo ‘A resistência cabocla’, com o Bando de Teatro Olodum, na Praça do Campo Grande até o dia 1º de julho, sempre às 19h.

30 de junho – O fogo simbólico sai da cidade Cachoeira e de Mata de São João, em Pirajá. Neste ano, foram incluídas outras cidades no trajeto: Mata de São João, Dias D’Ávila, Camaçari e Lauro de Freitas.

1º de julho – 

  • Entrega do Memorial 2 de Julho e do novo Largo da Lapinha, que passa por reforma. No mesmo dia, às 9h, acontece a celebração do Te Deum, com o coral da Basílica do Bonfim, regido pelo maestro Francisco Rufino, na Catedral da Sé.
  • Às 18h, sai a Ultramaratona da Independência, no Parque dos Ventos.
  • A chegada do fogo simbólico em Pirajá será mais especial este ano. Às 17h, haverá a apresentação do Cortejo Afro no largo do bairro.
  • No mesmo dia, no Farol da Barra, show inédito da Banda Sinfônica do Corpo de Fuzileiros Navais da Marinha. O grupo tem 120 músicos.

2 de julho – 

  • A festa começa cedinho, às 6h, com a alvorada de fogos. Às 8h30, será realizado o hasteamento das bandeiras e às 9h se inicia o cortejo cívico, no largo da Lapinha. Na Avenida Sete, às 15h, acontece o concurso de fanfarras e balizas.
  • No palco do Campo Grande, às 16h30,  o hasteamento das bandeiras e o acendimento da pira do fogo simbólico, com a campeã olímpica Ana Marcela.
  • Entre as 17h30 e as 21h30, será o encontro de filarmônicas do Mastro Fred Dantas.
  • Às 19h, na Praça Municipal,  show especial Sambaqui, com BaianaSystem. O evento terá as participações de Lazzo Matumbi, Rachel Reis, Claudia Manzo, Liz Reis, Elivan Conceição, Caboclos de Itaparica, Afrosinfônica e Vandal. 

3 de julho – 

  • Inauguração do monumento em homenagem à Maria Felipa, na Praça Visconde de Cayru, às 9h.
  • Às 17h, Gerônimo faz show no Campo Grande. Já às 19h, Baile da Independência com a orquestra do maestro Fred Dantas.

4 de julho –  Às 19h, será realizada uma homenagem a Jorge Amado e Dorival Caymmi, com o show especial que vai reunir Alice Caymmi, Márcia Short, Will Carvalho e Elaine Fernandes

5 de julho – 

  • Às 18h, os caboclos saem do Campo Grande e voltam ao pavilhão da Lapinha. O momento terá a participação da orquestra do maestro Reginaldo de Xangô.
  • Já às 20h, na Lapinha, terá show com a banda Ofá, do Terreiro do Gantois, e Samba de Caboclo, com a participação de ogãs dos terreiros de Salvador.

5 a 7 de julho – IV Jornada do patrimônio cultural de Salvador, no Espaço Cultural da Barroquinha

7 a 10 de julho – Festa de Labatut, em Pirajá, com a presença de artistas locais, a partir das 18h

10 a 14 de julho – Será realizado o projeto 200 anos de 2 de Julho nas escolas: Escola Municipal Prof. Alexandrina Santos Pitta; Escola Municipal Fazenda Coutos; Escola Municipal Manoel Barradas; Escola Municipal Teodoro Sampaio; Escola Municipal da Palestina; Escola Municipal Barbosa Romeo; Escola Municipal Helena Magalhães; Escola Municipal Senador Antônio Carlos Peixoto de Magalhães; Colégio Militar de Salvador; e Escolab Subúrbio 360.

 

reuniao de historiadores para tratar do 2 de julho

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui