Independência e Leitura!

0
2441
clube de leitura tronox incentiva a educacao

Na Bahia, há 200 anos, no dia 2 de julho de 1823 o sol brilhou mais que no dia 1º. Naquele dia, com a expulsão das tropas invasoras, consolidou-se a independência do Brasil na Bahia, o que terminou pela inserção da então província da Bahia na unidade nacional brasileira. 

esde então, a data é comemorada com festa pelos baianos. Comemoramos a independência. Fico a pensar, entretanto, o que faz um povo independente? Sua renda per capta, suas riquezas naturais, sua cultura? Por que comemoramos a independência por dois séculos e continuamos socialmente tão desiguais?

A verdadeira independência não é aquela outorgada pelo outro, assinada por decreto, mas aquela que construímos em nós. Penso no acesso aos livros e à leitura como uma ferramenta libertadora e essencial para o desenvolvimento da independência pessoal, intelectual e emocional de um povo.

O mês de julho é tempo também de comemorar 16 anos de um projeto que tem impulsionado a independência e a promoção social de jovens e adolescentes na costa de Camaçari através da leitura. É o Clube de Leitura Tronox, que atua nas comunidades de Areias, Jauá e Arembepe.

Durante esse tempo de existência do Clube vivemos muitas alegrias. Lá aprendemos através de jogos educativos, encenamos peças de teatro, fazemos teatro de bonecos, oficinas de brinquedos com materiais reciclados, realizamos oficinas de escrita, recitamos poesias, fazemos sessões de cinema, lemos milhares de livros, contamos e ouvimos inúmeras histórias, premiamos nossos maiores leitores. 

O Clube de Leitura Tronox atende a cerca de 1.000 crianças e registra anualmente algo em torno de 18.000 presenças em suas atividades desenvolvidas nas sedes das duas bibliotecas comunitárias que administra em Areias e Arembepe, bem como nas sedes das escolas públicas parceiras do Clube em Jauá, Areias e Arembepe.

No Clube, a leitura nos dá régua e compasso. Como diz Bartolomeu Campos de Queirós, “O livro é passaporte, é bilhete de partida”. E com esse bilhete embarcamos no mundo da leitura rumo à independência.

A leitura pode desempenhar um papel significativo no desenvolvimento da independência pessoal, oferecendo conhecimento, estimulando o pensamento crítico, promovendo o empoderamento pessoal, aprimorando habilidades de comunicação e incentivando a autoeducação.

clube de leitura tronox incentiva a educacao

Ao se envolver com os livros, as pessoas podem se tornar mais independentes em suas ideias, perspectivas e tomadas de decisão.

clube de leitura tronox incentiva a educacao

Que mais e mais baianos possam ter acesso ao livro e à leitura!

O Clube foi criado e é mantido pela Tronox, produtora de pigmento de Dióxido de Titânio, usado na fabricação de tintas, plásticos, borrachas, entre outros itens que usamos no nosso dia a dia. A empresa tem sede nos Estados Unidos e fábricas no Brasil (Camaçari), Inglaterra, França, Arábia Saudita, África do Sul, China, Holanda e Austrália. A iniciativa faz parte das ações de sustentabilidade da Tronox e se baseia na crença da empresa de que a educação é fator essencial na formação de uma sociedade independente e cidadã.

ROMI NASCIMENTO é graduado em Letras, psicopedagogo, psicanalista e gestor do Clube de Leitura Tronox.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui