IPTU 2024 tem 109.630 lançamentos em Lauro de Freitas; 5.465 são novos imóveis

0
790
carne do iptu de lauro de freitas

Muitos moradores pagam impostos que nem sabem para que servem, e seguramente com o IPTU não é diferente. A sigla abrevia o termo Imposto Predial e Territorial Urbano, cobrado pelas prefeituras de quem tem um imóvel urbano, qualquer que seja ele, casa, apartamento, sala comercial ou qualquer outro tipo de propriedade em uma região urbanizada, e o valor varia conforme sua avaliação. Em Lauro de Freitas ele é estabelecido pelo código Tributário Municipal, Lei nº 1.572/2015, e representa a segunda maior receita própria do município, correspondendo a um total de lançamento no valor de R$ 128.781.649,68.

O secretário da Fazenda municipal, Luiz Cláudio Guimarães, esclarece que o resultado da receita do IPTU tem como destinação todas as despesas correspondentes, tanto investimentos, como também custeio, a exemplo de educação, saúde, pavimentação e limpeza urbana, investimento em novas vias e novas estruturas. “O resultado alcançado pela arrecadação de IPTU em Lauro de Freitas apresenta bons números, considerando que o nosso índice de adimplência apresenta um percentual superior a 61% de êxito, consolidando uma posição de destaque em nível regional” declara.

secretario municipal tira duvidas sobre iptu de lauro de freiras

O que é o IPTU? É um importante imposto municipal que está lastreado sobre a propriedade territorial urbana, estabelecido pelo código Tributário Municipal, lei nº 1.572/2015.

Qual a importância do IPTU para Lauro de Freitas? Os municípios apresentam um orçamento anual que está lastreado por receitas próprias e repasses realizados pelo Estado e União. O IPTU representa a nossa segunda maior receita própria, correspondendo a um total de lançamento no valor de R$ 128.781.649,68.

comeca campanha para arrecadacao do iptu de lauro de freitas

Em que áreas são aplicados os recursos arrecadados com o IPTU? O resultado da receita do IPTU tem como destinação todas as despesas correspondentes, tanto investimentos, como também custeio, a exemplo de educação, saúde, pavimentação e limpeza urbana; investimento em novas vias e novas estruturas.

Qual o grau de adimplência do IPTU em Lauro de Freitas? O resultado alcançado pela arrecadação de IPTU em Lauro de Freitas apresenta bons números, considerando que o nosso índice de adimplência apresenta um percentual superior a 61% de êxito, consolidando uma posição de destaque em nível regional.

De que forma está distribuído o IPTU pelos bairros da cidade? A distribuição do IPTU pode ser verificada pela composição de imóveis por bairros, perfazendo um total de 109.630 lançamentos, destacando que para o exercício de 2024 obtivemos o cadastramento de mais 5.465 lançados, demonstrando o forte crescimento imobiliário de Lauro de Freitas.

Qual o percentual de correção monetária aplicado no IPTU 2024? O IPTU de Lauro de Freitas tem atualização monetária anual pelo índice do IPCA-E, representando o percentual de 5% para o período.

Quais as implicações em estar inadimplente com o imposto? As consequências pertinentes ao inadimplemento perante o IPTU terão como enquadramento as seguintes situações:

– Nome e CPF inscritos na dívida ativa municipal;

– Negativação do nome nos cadastros restritivos ao crédito e cartório de protesto, bem como, ter o valor cobrado através de execução fiscal e bloqueio judicial nas contas.

Quem pagou o imposto por cota única teve um bom investimento? O contribuinte que pagou o IPTU integralmente até o dia 31 de janeiro, usufruiu de um desconto de 10%, que representa, em média, a remuneração que os investidores recebem do mercado financeiro. Portanto, quem pagou integralmente o IPTU em cota única, fez um bom investimento.

Qual a base de cálculo utilizada para cobrança do IPTU? O valor referência para realização do cálculo do IPTU, seja ele comercial, residencial ou de terreno é o valor venal, sendo atualizado anualmente pelo IPCA-E. O valor venal está composto pelas características físicas dos imóveis, localização e finalidade.
O investimento do mercado imobiliário em Lauro de Freitas tem impacto no IPTU? Como o IPTU tem o seu lastro na propriedade territorial urbana e Lauro de Freitas apresenta um crescimento contínuo na construção de novas unidades habitacionais e comerciais, podemos afirmar que a cidade possui características bastante acentuadas de um mercado imobiliário consistente.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui