terça-feira, agosto 9, 2022
Day Hospital Cof
InícioNotíciasTurismoLauro de Freitas recebe projeto de Ciclo Turismo de Base Comunitária

Lauro de Freitas recebe projeto de Ciclo Turismo de Base Comunitária

Não precisa ser especialista no tema para afirmar que o ciclismo é um grande fenômeno da contemporaneidade, basta transitar pelas ruas da primeira capital do Brasil, Salvador, ou na primeira cidade da Costa dos Coqueiros, Lauro de Freitas, sobretudo nos primeiros horários dos dias, para observar a quantidade de grupos de ciclismo dando vida, cor e movimento a paisagem urbana. Se já era uma febre antes da pandemia, agora virou um fenômeno sem precedentes. Pela sua própria gênese e dinâmica, o ciclismo é, ao mesmo tempo, esporte, lazer e cultura.

Focado nesta vertente, está sendo gestado em Lauro de Freitas, no cenário educativo e esportivo, o projeto (Ciclo) Turismo de Base Comunitária: interfaces entre a tradição e a inovação, idealizado pelo historiador e doutorando em Educação pela UNEB, Tássio Simões Cardoso.

O projeto é derivado da sua tese doutoral, e está sendo costurado por mãos e vozes diversificadas. Trata-se de uma construção coletiva diária protagonizada por abnegados gestores culturais e educadores do município, que começaram a pensar o ciclismo como um meio para se fazer turismo e promover a sustentabilidade local. O programa tem como base a Rota da Emancipação, interligando os principais sítios históricos, culturais e ambientais de Lauro de Freitas, tendo como objetivo primordial o desenvolvimento local sustentável.

O projeto, no entanto, não trata apenas de uma mera rota de ciclismo, pois o diferencial da proposta é o mosaico ou ciclo de atividades que caracteriza a Rota da Emancipação, a saber: feiras de economia solidária, apresentações culturais, mostras científicas, pedal inclusivo, vivências no campo da educação ambiental e cultura da paz, formação em turismo comunitário, oficinas de artes em comemoração a Semana de Arte Moderna, caminhadas contemplativas entre outras atividades, que juntas, promovem a qualidade de vida por meio do esporte, da cultura popular e da conexão com o sagrado.

O componente de inovação do projeto reside na sua capacidade de beneficiar os setores mais afetados pela pandemia, a saber: a cultura, o turismo e a economia. Nesta perspectiva, o ciclismo integrado a outras atividades promete movimentar Lauro de Freitas entre 29 de janeiro a 5 de fevereiro de 2022. Os idealizadores do projeto, pretendem deixar um grande legado para a cidade, transformando-o em tradição, cujo objetivo maior é projetar o município como a  capital cultural da Costa dos Coqueiros, a meca do (Ciclo) turismo nacional e referência mundial no tocante a sustentabilidade.

Rota da Emancipação
Dentro da programação do (Ciclo) Turismo de Base Comunitária será realizado a Rota da Emancipação interligando os principais sítios históricos, culturais e ambientais de Lauro de Freitas. No dia 29 de Janeiro acontecerá a primeira etapa, tendo como ponto de partida o Parque Ecológico de Ipitanga com destino à praia de Buraquinho, passando por Vilas do Atlântico.  Depois o movimento seguirá pelas ruas do loteamento Miragem e Vilas do Atlântico para finalizar na Praça da Matriz, no Centro. No dia 30 de janeiro,  o ponto de partida será no Terminal Turístico Mãe Mirinha de Portão, passando pelo bambuzal, barragem do Jambeiro, Areia Branca, Quilombo do Quingoma, Vida Nova, Caji e culminando na Praça do Caranguejo (Itinga). Ao longo da Rota da Emancipação, principalmente nas paradas finais (Praça da Matriz e Praça do Caranguejo) os ciclistas serão contemplados com apresentações culturais, feiras de economia solidária entre outras atividades. Participam desse movimento os grupos Carcará, Evolution´s Pedal, Pedal Guidão, Pedal Canela Seca, Lucas Tácio (atleta de ciclismo), Pedal Baratino sem Baratino, Falso Plano, Eco Pedal, Unidos do Pedal, Tony Bike, Pedalcana, vários grupos independentes e outros que ainda estão formalizando a parceria com o projeto.

Adquira seu ingresso:
https://www.sympla.com.br/ciclo-turismo-de-base-comunitaria__1426071

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- P u b l i c i d a d e -
Google search engine

EM ALTA

COMENTÁRIOS RECENTES