segunda-feira, dezembro 4, 2023
BYD - Governo da Bahia
InícioCulturaLauro de Freitas recebe sua primeira feira literária

Lauro de Freitas recebe sua primeira feira literária

Novembro em Lauro de Freitas, começa guiado pela cultura: de 8 a 11, acontece a primeira edição da Feira Literária Inclusiva de Lauro de Freitas (Flilauro), realizada pela Academia de Letras e Artes de Lauro de Freitas (ALALF), em parceria com o Movimento de Luta das Pessoas com Deficiência e Idosas da cidade.

O tema escolhido para a feira, “Bicentenário do Dois de Julho – Lauro de Freitas Iluminada”, é em alusão à passagem, pela primeira vez, do fogo simbólico na cidade, um importante reconhecimento do papel dos filhos de Santo Amaro de Ipitanga na conquista da Independência da Bahia. A Flilauro presta também uma homenagem a José Alves Amaral, antigo morador de Lauro de Freitas e que participou das primeiras celebrações do Dois de Julho no estado. 

“Apesar de toda a efervescência do digital, onde muitos acreditavam que os livros não seriam mais impressos e publicados, presenciamos um importante movimento onde as principais cidades da Bahia realizam suas feiras literárias e Lauro de Freitas não poderia ficar de fora”, destaca o historiador Gildásio Freitas, dono da cadeira número 1 da ALALF.

O evento, gratuito e aberto ao público, conta com extensa programação cultural, como apresentações literárias e teatrais, lançamentos de livros, palestras, bate-papos com autores conhecidos nacionalmente, minicursos e oficinas. Para as crianças, uma programação especial, com contação de histórias, teatro de fantoches e brincadeiras diversas.

Josy Luz, presidente do Movimento de Luta das Pessoas com Deficiência e Idosas da cidade, reforça que um dos objetivos do evento é promover o acolhimento, trazendo para o debate temas relevantes pautados na inclusão, além de atender critérios de acessibilidade, com intérprete de libras e audiodescrição nas principais palestras e mesas literárias. “Quando trazemos o nome ‘inclusão’ desde a descrição da feira, buscamos mostrar para todas as pessoas, independente de credo, raça, sexo, com ou sem deficiências, que elas podem se apropriar desse momento, desse espaço, que também é delas”.

As atrações da Flilauro estão divididas em Arena Yayá, que contempla a programação adulto, e Flilaurinha, voltada para as crianças. As atividades acontecem em diferentes espaços, como a Praça da Matriz, Centro Comunitário de Ipitanga, Centro Estadual de Educação Profissional em Tecnologia, Informação e Comunicação (CEEPTIC), Uneb Campus 25, Cine Teatro de Lauro de Freitas e Parque Shopping Bahia.

A programação conta ainda com Praça dos Cordéis, montada diariamente na Praça Matriz; mostra estudantil de artes, com a participação de escolas locais; Casa das Editoras, com a Livraria Lucem, LDM e quatro editoras de Lauro de Freitas; exposições fixas no cine teatro; além de serviços de beleza, com “Spa das Mãos e Esmaltação”, e um Balcão do Banco de Oportunidades, com divulgação de cursos e vagas de emprego, em parceria com o Senac.

“É um importante momento de valorização da literatura baiana, onde conseguimos colocar em evidência também os autores e editoras de Lauro de Freitas”, concluiu Gildásio.

A programação completa, inclusive com os dias e horários das oficinas e apresentações culturais, está disponível no Instagram @flilauro

PROGRAMAÇÃO FLILAURO 2023: 1ª Feira Literária Inclusiva de Lauro de Freitas

05/11 – Domingo

15h – Parque Shopping Bahia – Livraria LUCEM

Pré Lançamento: Encontro geral com novos Escritores | Coordenação: Alessandra Dultra | Mediação: Marcio Wesley | Participação especial da Academia de música Banderman.

08/11 – Quarta-feira 

06h – Praça Matriz

Alvorada de fogos 

09h30 – Cineteatro

Apresentação do grupo de capoeira e Mesa literária em Homenagem ao Bicentenário Dois de Julho e ao escritor José Alves Amaral com os palestrantes Fabio Batista Pereira, Coriolano Oliveira e José Nilton Carvalho Pereira | Mediação: Lourival Trindade Filho.

15h – Cineteatro

Atividade cultural com o Coral Neojibá e Mesa Literária “Os desafios da Academia de Letras no mundo contemporâneo” com os palestrantes: Benjamin Batista, Presidente da Academia de Cultura da Bahia e Josy Luz, Presidente da Academia de Letras e Artes de Lauro de Freitas | Mediação: Marivaldo Paixão e Janeide Borges.  

18h – CEEPTIC

Abertura oficial: Composição da Mesa, Hino Nacional em libras, Apresentação da Dança Inclusiva “Simplesmente amor” | Palestra: Relação entre a expansão da consciência do ser humano e a importância da Literatura com Maribel Barreto | Peça teatral: “O Livro e a Inclusão”, com Polo de atores | Samba de Rodas com as bejuzeiras de Areia Branca.

09/11 – Quinta-feira

09h – Cineteatro

Atração cultural com o poeta Yan Samuel e Mesa Literária: “A inclusão das Pessoas superdotadas e com altas habilidades nas escolas públicas e privadas, com as palestrantes: Patrícia Schneider e Celina Bezerra | Mediação: Cristina Santos.

10h – Cineteatro

Palestra: Projeto Lilá com Maria do Socorro | Mediação: Dulce Sampaio

10h – Praça Matriz

Lançamentos coletivos de autores independentes: “Jogando com o Oponente”, Mila Maia | “Na Calada da Noite”, José Sergio | “Pelos Olhos da Câmera”, Laís Barbosa.

11h – Praça Matriz

Lançamentos coletivos de autores independentes: “Amizade Eterna”, Emerson Monteiro | “Sombras Ocultas”, Pedro Pinto | Negra Winie, poetisa de resistência de Lauro de Freitas.

14h – Cineteatro

Mesa Literária ‘Com a palavra a autora’: “Tudo Nela é de se amar”, livro de Luciene Nascimento – prefácio de Lazaro Ramos | Mediação: Ana Cecília Ferreira

15h30 – Cineteatro

Apresentação cultural e Bate Papo com Mestres de Cultura | Mediação: Coriolano Oliveira.

18h30 – Cineteatro

Lançamento de livro: “Nossa Pele”, de Ana Cecília Ferreira | Mediação: Carolina Dantas – editora Pinaúna.

10/11 – Sexta-feira

09h30 – Praça Matriz 

Apresentação cultural do Grupo Maria Felipa e Mesa Literária: A História de Maria Felipa, com as palestrantes: Valdívia Lopes e Hilda Clarinda das Virgens | Mediação: Ápio Vinagre

10h – Praça Matriz

Poesia com Onildo Sitônio e mesa literária “Xirê Pedagógico”, com Érica Capinam e Tifany Odara | Mediação: Fernanda Aragão

10h – Praça Matriz

Lançamentos coletivos de autores independentes: “O Galo Valentão”, Ester Ferreira | “Reflexões e Ensinamentos”, Everaldo Silva | “Antologia dois de julho – 200 anos”, Sandra Jesus | “Podes tudo Mulher”, Maraia Vieira.

11h – Praça Matriz

Lançamentos coletivos de autores independentes: “Nova Era”, Paloma Brito | “Recordações”, Jaimiro Nery.

14h – Praça Matriz

Mesa literária “De Joanes a Ipitanga”, com Diego Copque | Mediação: Fernando Borba e Gildásio Freitas. 

15h – Praça Matriz

Lançamento do livro “Nos passos de José – A História de um bailarino incomum”.

Lançamento do livro “O que me disse o Vento”, de Agne Araújo. 

15h30 – Praça Matriz

Literatura Indígena com Débora Fontes e o cacique Juvenal e Cacique Paruanã | Mediação: Aloísio Alcântara. 

17h – Praça Matriz

Palestra: “Bem – Luz que irradia e propaga”, com Daisy Jardim |Mediação: Dulce Sampaio.

18h – Praça Matriz

Apresentação do Movimento cultural Arte Poesia

19h30 – Praça Matriz

Apresentação da Orquestra do Colégio Olavina

11/11 – Sábado

09h30 – Praça Matriz

O feminino tecendo versos, pela editora Rumas. Autoras: Shayana Busson, Juanita Sacks e Raquel Souza

10h30 – Praça Matriz

Expansão feminina através da arte, com Verônica Múcuna e Carla Brito | Mediação: Ana Cecília

14h – Praça Matriz

Grupo Afro Bankoma e Mesa Literária – Fala Juventude (diálogos literários com estudantes da rede de ensino) com Jussara Cerqueira, Roberto Matheus Passos Ribeiro | Mediação: Isaias da Silva de Santana e Jéssica

14h – Praça Matriz

Lançamento do livro Estados Unidos da África, com Anderson Shons e Daniel Cesart.

17h – Praça Matriz

Como pode muito a voz de uma mulher, com Jovina Souza – Escritora de diversas obras, especialista em estudos literários pela UFBA e Anajara Tavares – Escritora de Unguento – Ed. Segundo Selo | Mediação: Silvana Carvalho.

19h – Praça da Matriz 

Apresentação da Orquestra do Colégio Olavina

19h30 – Praça da Matriz 

Encerramento – Culto Ecumênico , com participação especial da Academia de música Banderman

E mais…

– Extensão da Flilaurinha, com contações de histórias e atividades para a criançada, dias 9 e 10, a partir das 14h no Parque Shopping Bahia;

– Praça dos cordéis, coordenada por Gildásio Freitas, Onildo Sitônio e Aloísio Lisboa, de 8 a 11, na Praça da Matriz;

– Casa da Editoras: espaço de exposição e venda de livros. De 8 a 11, no Centro Comunitário de Ipitanga. 

– Espaço dos Parceiros: Serviços de beleza com “Spa das mãos e Esmaltação” e Balcão do Banco de Oportunidades, dias 9 e 10, de 8h às 12h, na Praça da Matriz

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- P u b l i c i d a d e -
Google search engine

EM ALTA

COMENTÁRIOS RECENTES

Cesar Oliveira em Consulta
REMCA -REDE DE MOBILIZAÇÃO PELA CAUSA ANIMAL em Liga da Política completa 60 entrevistas
Ludmila dos Prazeres Costa em Liga da Política completa 60 entrevistas
Cleiton em Abandono
Cleiton em Garota Itinga
Cleiton em Garota Itinga
Luciana em Abandono
Rita Cássia Fernandes Daltro de Castro em Revista Ano 24 | Edição 287 | Dezembro 2022