segunda-feira, dezembro 4, 2023
BYD - Governo da Bahia
InícioNotíciasConteúdo PatrocinadoMENOPAUSA: Uma oportunidade que deve ser aproveitada

MENOPAUSA: Uma oportunidade que deve ser aproveitada

celia costa

Nós médicos, que interagimos com mulheres na fase de climatério, temos uma oportunidade maravilhosa e uma obrigação significativa, pois podemos oferecer anos de benefício a partir dos cuidados preventivos à saúde.

Menopausa é um evento natural, definido como a data da última menstruação confirmada após 12 meses consecutivos sem menstruação, que ocorre, geralmente, por volta dos 51 anos de idade e caracteriza o fim da capacidade de ter filhos.

Na peri-menopausa, a maioria das mulheres terá alguma irregularidade menstrual. Apenas 10% delas param de menstruar abruptamente. Os sintomas mais comuns são: ‘ondas de calor’, ou fogachos – rubor e calor na face, pescoço e tronco (pode ter aceleração dos batimentos cardíacos, sudorese, calafrios e ansiedade); insônia, gerando fadiga e irritabilidade; diminuição do desejo sexual; alterações genitais, desconforto no ato sexual, aumento do risco de infecções urinárias de repetição e perda de urina; dores de cabeça, principalmente em mulheres mais sensíveis às flutuações hormonais; mudanças na pele, cartilagem e articulações, podendo levar a aumento da queda e afinamento do cabelo, pele seca, dores articulares; sintomas psíquicos, como mau humor, depressão, ansiedade, memória fraca também podem estar relacionados; perda da massa muscular(sarcopenia) e da massa óssea (osteopenia) aceleram após menopausa, com aumento do risco de osteoporose e fraturas das vértebras, quadris, costelas e extremidades; mudanças corporais e metabólicas com ganho de peso corporal total e aumento da gordura abdominal; doenças cardiovasculares aumentam de duas a três vezes após menopausa, com aumento contínuo dos riscos ao longo dos anos.

O objetivo principal do tratamento com reposição de hormônios (TH) é o tratamento dos sintomas vasomotores, entretanto existem evidências que mostram benefícios da TH no controle da perda óssea e da osteoporose, nos sintomas genitourinários, nos distúrbios do humor e do sono, na resistência insulínica e prevenção do diabetes, na demência, na diminuição do acúmulo de gordura, na melhora da qualidade de vida e inclusive na prevenção das doenças cardiovasculares quando iniciada adequadamente.

Para fazer a reposição dos hormônios, os médicos prescrevem pelas vias oral, transdérmica (adesivos e géis), vaginal e na forma de implantes sub-cutâneos. Esses hormônios são encontrados prontos em farmácias convencionais ou manipulados nas farmácias de manipulação. Existe uma forte tendência em se prescrever hormônios bioidênticos, substâncias com a mesma estrutura química e molecular encontrada nos hormônios produzidos no corpo humano. Muitos acreditam que sejam uma nova opção de tratamento e que precisam ser manipulados, quando, na verdade, são produzidos pela indústria farmacêutica há muito tempo. 

Apesar dos vários benefícios que a TH oferece às mulheres, sabemos que nem todas podem fazer uso de hormônios. Para que haja ganho de vida e de qualidade de vida, os benefícios devem superar os riscos. As principais contra-indicações do tratamento hormonal são o câncer estrógeno dependente (mamas, endométrio, ovários), sangramento genital de causa desconhecida, portadoras de doença das coronárias, passado de trombose ou AVC, doença hepática ativa e lúpus.

CÉLIA COSTA CRISÓSTOMO é médica ginecologista, obstetra e acupunturista (CRM 11174/ RQE 3907 / 6072)

CLAM CENTRO – Praça Santo Amaro de Ipitanga, 16 (ao lado da Igreja Matriz). Tels.: 3378-0883 / 3287-0125 / 3287-0190 / 3287-0185. 9 9164-5123.


CLAM VILAS – Rua Itagi, 590. Centro Com. Milmares, lj 2 (ao lado Banco do Brasil). Pitangueiras. Tels.: 3379-0643 / 3379-8523 / 3369-2024. 9 8643-6654

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- P u b l i c i d a d e -
Google search engine

EM ALTA

COMENTÁRIOS RECENTES

Cesar Oliveira em Consulta
REMCA -REDE DE MOBILIZAÇÃO PELA CAUSA ANIMAL em Liga da Política completa 60 entrevistas
Ludmila dos Prazeres Costa em Liga da Política completa 60 entrevistas
Cleiton em Abandono
Cleiton em Garota Itinga
Cleiton em Garota Itinga
Luciana em Abandono
Rita Cássia Fernandes Daltro de Castro em Revista Ano 24 | Edição 287 | Dezembro 2022