Cerca de metade dos consumidores brasileiros dizem que boas condições de financiamento podem fazer a decisão de comprar um imóvel ser antecipada. É o que mostra uma pesquisa realizada pela Confederação Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), que fez o levantamento para entender o perfil do consumidor brasileiro na hora de decidir a compra de um imóvel.
O estudo mostra que algumas mudanças nos hábitos de consumo têm influenciado a antecipação dessa decisão. As mudanças econômicas que antecipariam a decisão de compra apresentadas pela pesquisa foram: 50% crédito facilitado; 49% aumento na renda mensal; 38% desconto no momento da compra; 31% queda na taxa de juros e 22% queda na inflação.
Os dados apontaram que 93% dos imóveis comprados foram residenciais. Sendo 89% residenciais, 4% residenciais para segunda moradia ou lazer e 11% para fins comerciais. Sobre o motivo da compra, 75% compraram para uso próprio; 22% para investimento em locação e 3% para investimento em venda.
Cerca de 40% dos entrevistados compraram imóveis nos valores de R$ 175 mil a R$ 300 mil; 37% compraram imóveis até R$ 175 mil; 13% de R$ 300 mil a R$ 500 mil e 10% acima de R$ 500 mil.
De acordo com a pesquisa, o comprador brasileiro está mais exigente e busca imóveis que atendam suas necessidades de forma mais completa.
A pesquisa foi realizada pela Brain Inteligência Estratégica, em parceria com a Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), contou com 1.200 entrevistas em 34 municípios entre 10 e 25/11/22, com pessoas com renda familiar acima de R$ 3 mil.