Já era tempo de o poder público, em Lauro de Freitas, reconhecer a versatilidade da bicicleta. A ‘magrela’, enfim, foi adotada como meio de locomoção pela 52ª Companha Independente de Policia Militar para rondas realizadas em Ipitanga, Vilas do Atlântico, Buraquinho e Centro da cidade.
A iniciativa do major Márcio Pitangueiras, recém chegado ao comando da companhia, além de facilitar o deslocamento, economizar combustível e não poluir o ar, também permite que o policiamento esteja mais próximo do cidadão, humanizando mais a atuação da equipe e o relacionamento com os moradores.
Recentemente, a Prefeitura de Lauro de Freitas iniciou a implantação de uma ciclofaixa na av. Praia de Copacabana, em Vilas do Atlântico. “Aos poucos, iniciativas vão surgindo e Lauro de Freitas vai percebendo o quanto a bicicleta pode contribuir com o desenvolvimento da cidade”, afirma Hendrik Aquino, especialista em planejamento urbano e gestão de cidades. Aquino é autor de um estudo sobre o uso da bicicleta em Lauro de Freitas (matéria publicada na edição de março de 2020 da Vilas Magazine). Em sua pesquisa, o especialista destaca, dentre outros dados importantes, as principais vias e motivações para o deslocamento com bicicleta, além da grande influência que ela exerce na geração de emprego e renda. “É necessário que a cidade construa o seu plano de mobilidade, reative o Conselho de Mobilidade e invista em um sistema cicloviário, entre outras ações que, de forma integrada, darão uma nova dinâmica a Lauro de Freitas, que possui um potencial extraordinário porém ainda adormecido”, complementa Aquino.