Projeto Crescer participa da campanha do Fecriança

0
365

Doze crianças e adolescentes que integram o grupo Percuterê, desenvolvido pela Associação Projeto Crescer, na Lagoa dos Patos, se apresentaram durante o lançamento da campanha “Bote Fé no Futuro – Colabore com o Fecriança”, no mês passado, no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador.

A campanha foi apresentada pela secretaria estadual de Justiça, Cidadania, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS), com a presença do secretário Geraldo Reis. “Queremos ampliar, substancialmente, a participação das empresas, da sociedade civil, das pessoas físicas, contribuindo com a melhoria das condições de vida de crianças e adolescentes do nosso estado”, explicou.

O Fecriança é gerido pela secretaria e pelo Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (Ceca), que, além de auxiliar no acompanhamento dos projetos, fiscaliza a gestão do fundo, juntamente com o Ministério Público Estadual (MPBA) e o Tribunal de Contas do Estado (TCE-BA).

Os recursos são provenientes de doações feitas ao fundo na conta corrente 993.061-2, agência 3832-6 (Banco do Brasil), de deduções no Imposto de Renda, e ainda do governo do estado.

Informações sobre como colaborar estão disponíveis no site da secretaria, clique aqui. 

A conselheira Vera Carneiro, que representa os Territórios de Identidade do Sisal, Portal do Sertão e Bacia do Jacuípe, explicou que para serem selecionadas as instituições precisam atender a critérios de realização de ações de proteção, defesa e de e promoção da garantia dos direitos de crianças e adolescentes. “A instituição precisa ter comprovadas as ações realizadas diretamente com crianças e adolescentes”, disse a conselheira.

Projeto Crescer participa da campanha do FecriançaExemplo disso é o Projeto Crescer, que há 15 anos realiza ações sociais e de promoção da cidadania com 201 crianças e adolescentes dos cinco aos 18 anos na Lagoa dos Patos, em Lauro de Freitas.

“Oferecemos aulas de música, com percussão violão e pandeiro, de futsal, judô, capoeira, informática, teatro, vôlei, reforço escolar e três alimentações diárias”, explica a coordenadora do projeto, Raimunda Araújo – “as crianças que estudam de manhã frequentam à tarde e vice-versa”. Quando eles completam 15 anos entram no grupo de desenvolvimento para serem preparados ao mercado de trabalho. A partir dos 16 anos, as empresas parceiras da instituição pode recrutar os jovens para o primeiro emprego.

Repasse de R$ 2 milhões

O anúncio da campanha aconteceu durante o evento de assinatura simbólica de convênios do governo do estado com 15 entidades que atuam no atendimento de crianças e adolescentes na Bahia. São projetos sociais com foco em crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social e, em alguns casos, também nos seus familiares.

Projeto Crescer participa da campanha do Fecriança
Grupo Musical Percuterê, do Projeto Crescer, se apresenta no CAB. Na outra página, alunas da instituição (acima) e a coordenadora, Raimunda Araújo: 15 anos de atividade

Ficou garantido o repasse de quase R$ 2 milhões para o desenvolvimento de projetos sociais dessas entidades e ao Centro de Defesa da Criança e do Adolescente Yves de Rossaim (Cedeca) para o apoio jurídico e psicossocial a crianças vítimas de abuso sexual, entre outras formas de violação. 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui