segunda-feira, dezembro 4, 2023
BYD - Governo da Bahia
InícioEspaço AbertoVerdades e Mentiras sobre a Revisão da Vida Toda 

Verdades e Mentiras sobre a Revisão da Vida Toda 

Em dezembro de 2022, o Supremo Tribunal Federal bateu o martelo e decidiu que o aposentado do INSS pode recalcular sua aposentadoria, pois o órgão agiu errado ao excluir do cálculo todas as contribuições anteriores a julho de 1994. Com isso, o aposentado que trabalhou antes do Plano Real (1994) poderá revisar sua aposentadoria.

No entanto, muita gente ainda tem dúvidas sobre a Revisão da Vida Toda e tende a acreditar em fake news. Por isso, conversamos com o Dr. Eddie Parish, especialista em causas contra o INSS, e sócio do escritório Parish & Zenandro Advogados.

Confira e não propague fake news!

É verdade que a Revisão da Vida Toda acabou?

MENTIRA! A Revisão da Vida Toda já foi garantida na justiça pelo STF. O direito dos aposentados foi julgado desde 1º de dezembro de 2022. O recurso do INSS é apenas para discutir a forma como o órgão vai pagar a revisão aos aposentados. Portanto, a Revisão da Vida Toda já é um direito garantido e, quem ainda não fez a revisão precisa se apressar para garantir também o maior valor possível de ATRASADOS.

Quanto mais tempo demoro para pedir a Revisão da Vida Toda, mais dinheiro posso estar perdendo?

VERDADE! Há milhares de ações da Revisão da Vida Toda pelo Brasil. Então, quanto antes você ingressar com a ação, mais rápido:

* sua aposentadoria será aumentada; e

* seus atrasados também, e em valores mais altos!

Muitos aposentados já conseguiram a REVISÃO DA VIDA TODA?

VERDADE! Quando o aposentado faz a Revisão da Vida Toda, o juiz pode mandar a aposentadoria ser aumentada de imediato, antes mesmo de sair a sentença. Isso se chama LIMINAR, e muitos aposentados já estão recebendo aposentadorias que chegaram a DOBRAR com o novo cálculo pela Revisão da Vida Toda.

Precisa fazer o cálculo antes de ingressar com a ação na justiça, pois tem benefício que diminui ao invés de aumentar.

VERDADE! Nunca faça a Revisão da Vida Toda sem ajuda de um especialista. Além dos cálculos, somente este profissional poderá avaliar se o INSS cometeu outros erros ainda mais graves, como:

*Não considerou períodos trabalhados sob condições prejudiciais à sua saúde;

*Não somou salários se você trabalhou em mais de um lugar ao mesmo tempo;

*Não considerou o piso salarial de sua categoria;

*Desprezou salários em sua carteira de trabalho, dentre outros.

Somente um advogado especializado poderá descobrir se, além da Revisão da Vida Toda, você tem direito também a alguma outra revisão que poderá aumentar ainda mais o valor da sua aposentadoria.

A justiça parou o processo da Revisão da Vida Toda e devo esperar o julgamento do recurso do INSS para entrar com a ação.

MENTIRA! Esta pergunta é a que mais tem sido feita! Vale repetir: o recurso do INSS é só para discutir os detalhes de como os atrasados serão pagos aos aposentados. Não muda em nada o direito dos aposentados à Revisão da Vida Toda. O julgamento do recurso do INSS pode ser muito rápido, e quando terminar, milhares de aposentados vão entrar com mais processos da Revisão da Vida Toda. Vai encher o judiciário.

Portanto, não existe nenhuma vantagem em esperar esse último recurso acabar para entrar com a revisão. Muito pelo contrário, quanto mais rápido melhor.

Faça logo seus cálculos e garanta seu direito a aumentar o valor da sua aposentadoria ou pensão por morte, e de receber os atrasados dos últimos 5 anos.

Eddie Parish é advogado, professor e mestre em Direito Público pela UFBA – Universidade Federal da Bahia. Presidente da Comissão Especial de Direito Previdenciário da OAB/BA e sócio do Parish & Zenandro Advogados, escritório especializado em causas contra o INSS (Direito Previdenciário). Acesse www.pz.adv.br e conheça o Parish & Zenandro Advogados.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- P u b l i c i d a d e -
Google search engine

EM ALTA

COMENTÁRIOS RECENTES

Cesar Oliveira em Consulta
REMCA -REDE DE MOBILIZAÇÃO PELA CAUSA ANIMAL em Liga da Política completa 60 entrevistas
Ludmila dos Prazeres Costa em Liga da Política completa 60 entrevistas
Cleiton em Abandono
Cleiton em Garota Itinga
Cleiton em Garota Itinga
Luciana em Abandono
Rita Cássia Fernandes Daltro de Castro em Revista Ano 24 | Edição 287 | Dezembro 2022