Como se aposentar no teto do INSS?

0
4683
como envelhecer com dignidade e saude

Especialista dá dicas para você conquistar a sua melhor aposentadoria

Em 2025, o teto previdenciário do INSS passou a ser de R$ 8.157,41, após um reajuste de 4,77% em relação ao valor de 2024. Esse é o limite máximo que um segurado pode receber de aposentadoria paga pelo INSS.

Mas afinal, o que é preciso fazer para alcançar esse valor tão desejado?

Acompanhe as dicas de Eddie Parish, advogado e sócio do Parish & Zenandro Advogados, escritório especializado em Aposentadoria pelo INSS e no Serviço Público.

DICAS PARA CONSEGUIR SE APOSENTAR PELO TETO DO INSS

– Ter contribuições elevadas com sabedoria da melhor alíquota;

– Fazer complementações estratégicas ou verificar períodos que ficaram em aberto, para poder aumentar a média;

– Planejamento previdenciário – dica bastante valiosa. Revisar o Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), corrigir vínculos, complementar contribuições, verificar períodos especiais e até evitar pagamentos acima do limite são passos fundamentais. Muitas pessoas acabam contribuindo além do teto, sem perceber que esse excesso não aumenta o benefício, podendo apenas gerar direito à restituição na Receita Federal.

É possível revisar o valor e obter uma aposentadoria mais próxima possível do teto?

Eddie Parish explica que, mesmo quem já está aposentado pode ter chance de aumentar o valor do benefício. Isso acontece por meio de revisões, quando há erros do INSS no cálculo, vínculos desconsiderados ou períodos não computados. “Nesse caso, é possível elevar o valor recebido, respeitando sempre o teto vigente”.

É possível receber acima do teto do INSS?

Embora o teto seja o limite para uma aposentadoria isolada, existem situações em que o valor mensal recebido pelo segurado pode ultrapassá-lo. “Isso ocorre, por exemplo, quando há acúmulo de benefícios, como aposentadoria mais pensão por morte ou quando o aposentado por invalidez tem direito ao adicional de 25% por necessitar de assistência permanente”, explica o advogado.
Em resumo: Alcançar o teto do INSS é um objetivo possível, mas que exige disciplina contributiva, estratégia e acompanhamento especializado. “O planejamento previdenciário é a ferramenta que garante não apenas o maior valor possível na aposentadoria, mas também a segurança de que nenhum centavo pago ao longo da vida será perdido”, complementa.

colunista para a vilas magazine

Eddie Parish, advogado, mestre em Direito Público pela UFBA – Universidade Federal da Bahia, professor convidado de Direito Processual Civil e de Seguridade Social de pós-graduação em diversas instituições de ensino; membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual e do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário, Presidente da Comissão Especial de Direito Previdenciário da OAB/BA e sócio do Parish & Zenandro Advogado, sociedade integrante do CESA (Centro de Estudos das Sociedades de Advogados). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Processual Civil, Direito Civil e Direito Previdenciário, prestando consultoria nestas áreas.

Siga o Parish & Zenandro – @pzadv

Acesse o site do PZ – www.pz.adv.br

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui