A Escola Municipal Enock Amaral, localizada no Centro, conquistou destaque nacional ao vencer o Prêmio Escolas Baseadas na Natureza 2025 (EbN) com o projeto “Entre Raízes e Rios: Reconectando Infâncias com o território”, único projeto contemplado no Norte e Nordeste.
A iniciativa, desenvolvida por educadores e estudantes da unidade, propõe a valorização do meio ambiente e o combate ao racismo ambiental por meio de atividades pedagógicas integradas à natureza, estimulando o cuidado com rios, nascentes e áreas verdes do município.

Dentre as atividades desenvolvidas se destacam o cultivo de uma mini floresta agroecológica, as visitas a áreas naturais, oficinas ambientais e ampliação de áreas verdes de convivência, pautadas na escuta sensível de estudantes, famílias e profissionais envolvidos. O projeto tem impactado no fortalecimento dos vínculos comunitários e no resgate de saberes tradicionais.
Vânia Pessoa, coordenadora da unidade escolar e idealizadora do projeto, ao lado da professora Virna Casallis, destaca que o processo de urbanização das cidades distancia as crianças das vivências com a natureza, fundamentais para desenvolver senso de pertencimento e liberdade.
O conceito de racismo ambiental ajuda a compreender essa realidade, pois denuncia a forma desigual com que comunidades negras, indígenas e periféricas são impactadas pela degradação ambiental. “A escola se torna um espaço fundamental de reconexão com a natureza e de promoção do brincar, da exploração e do contato com o meio ambiente”, defende.
“Na Enock Amaral, essa desigualdade se materializa na impermeabilização do solo, na escassez hídrica e na ausência de infraestrutura adequada, afetando diretamente o cotidiano das crianças”, destaca.
O Prêmio Escolas Baseadas na Natureza, de alcance nacional, reconhece iniciativas que transformam a educação por meio de metodologias inovadoras que colocam a natureza no centro do processo de ensino e aprendizagem. A premiação é fruto da parceria do Programa Motiva, reunindo parceiros como Instituto Alana/Motiva e pelo Instituto Crescer – Incentivo da CCR Metrô, que fortalecem ações socioambientais e educacionais em todo o país.


