Feira Literária Inclusiva de Lauro de Freitas acontece este mês

0
733
feira literaria inclusiva acontece em lauro de freitas

Lauro de Freitas se prepara para receber este mês a 2ª edição da FLILAURO – Feira Literária Inclusiva de Lauro de Freitas, reconhecida como a maior feira literária inclusiva da Bahia.

Realizada pela Academia de Letras e Artes e pelo Movimento de Pessoas com Deficiência do município, a iniciativa reafirma o compromisso com a acessibilidade, a valorização da diversidade e o fortalecimento das culturas locais e periféricas.

Com o tema “Ler, incluir, a literatura como direito de todos e todas”, a edição deste ano presta homenagem ao centenário de Mãe Mirinha do Terreiro São Jorge da Gomeia. A programação está dividida em três momentos: a Sensibilização do Território em Escolas e Terreiros, realizada na pré-estréia (14 a 18 de julho e 1º de agosto), que aconteceu no Parque Shopping Bahia, integrando a exposição “Paz em Todas as Línguas”, e a Feira em si, marcada oficialmente para os dias 10 a 14 de setembro, ocupando a Praça João Thiago dos Santos (Praça da Matriz) e o Cine Teatro de Lauro de Freitas.

No encerramento terá ainda um arrastão literário protagonizado por pessoas com deficiência, além de idosos e idosas.

A programação artística conta com participações e shows de artistas da terra e convidados especiais, reforçando o diálogo entre a literatura e outras expressões artísticas. Música, poesia, teatro, dança e intervenções culturais vão compor o ambiente da Feira, celebrando a riqueza da produção local e a diversidade de linguagens que fazem da Flilauro um espaço único.

feira literaria inclusiva acontece em lauro de freitas

A edição deste ano tem 80% da programação voltada à inclusão e à diversidade, trazendo iniciativas como o Flilaurinha/Povos Originários (atividades lúdicas e educativas para crianças), Acessibilidade Plena (programação em braile, audiodescrição, intérpretes de Libras e acessos adaptados), ações de sustentabilidade e forte valorização da cultura popular e de artistas com deficiência.

Para Josy Luz, coordenadora e curadora geral da Flilauro e vice-presidente da Academia de Letras e Artes de Lauro de Freitas, o propósito vai além da literatura: a Feira já se tornou um espaço de visibilidade para expressões artísticas que por muito tempo foram invisibilizadas. “Nosso objetivo principal é que a Feira seja verdadeiramente para todos e todas. Queremos garantir acessibilidade e a diversidade que compõe nossa sociedade. É uma Feira feita para incluir, acolher e celebrar a diferença”, afirma.

A Flilauro também dialoga com o cenário nacional. De acordo com a Câmara Brasileira do Livro, feiras e festivais literários no país já reúnem mais de 1 milhão de visitantes ao ano. A Bienal de São Paulo, em 2022, ultrapassou 600 mil pessoas. Esses números mostram o impacto direto desses encontros que estimulam a leitura, fortalecem editoras, dão voz a escritores independentes e aproximam comunidades da produção cultural.

Em Lauro de Freitas, a Feira se tornou símbolo de pertencimento. É um espaço de literatura viva, com a energia dos artistas locais e o olhar generoso de quem acredita na cultura como direito de todos.

Como disse o saudoso teatrólogo e escritor Duzinho Nery, durante o lançamento do livro Diário de um Rei, no Teatro de Lauro de Freitas: “Cultura quem quer faz, não espera acontecer. Ler abre portas, janelas para o conhecimento, para a criatividade e uma reflexão crítica importante e necessária”. Palavras que seguem atuais e que dão sentido à luta por uma literatura acessível e transformadora.

O projeto da FLILAURO – Feira Literária Inclusiva de Lauro de Freitas foi contemplado no Edital de Apoio às Festas, Feiras e Festivais Literários (nº 01/2024), por meio do Programa Bahia Literária, com o apoio do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Educação e da Secretaria de Cultura, via Fundação Pedro Calmon. O edital é direcionado à modalidade de fomento à execução de ações culturais, conforme o Decreto Federal nº 11.453/2023, a Política Estadual de Cultura (Lei nº 12.365/2011), o Plano Estadual de Cultura (Lei nº 13.193/2014), o Plano Estadual de Educação da Bahia (Lei nº 13.559/2016) e a Lei Federal nº 14.133/2021. O projeto conta ainda com o apoio cultural do Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (IRDEB), vinculado à Secretaria de Educação do Estado da Bahia, por meio da Rádio Educadora FM e da TVE Bahia.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui