A Prefeitura de Lauro de Freitas realizou um movimento estratégico entre as secretarias de Segurança, Defesa Civil e Ordem Pública e a de Mobilidade Urbana, buscando ferramentas que aprimorem a eficiência do trabalho para uma gestão integrada. Entre as principais medidas anunciadas pelo secretário Glauber Moraes, gestor da SSPLF e SEMOB, está a disponibilização de dois guinchos 24 horas para agilizar a remoção de veículos nas vias da cidade. O novo sistema de monitoramento, com 52 câmeras, atua não apenas na segurança pública, mas também no controle do trânsito, meio ambiente e ordenamento do solo. “A junção das duas pastas não visa atrapalhar o desempenho das atividades que já caminham, mas ampliar a atuação e a conexão das secretarias”, explicou Moraes.
A comunicação entre as equipes ganha reforço com a chegada de 40 rádios comunicadores que funcionam via chip e possuem cobertura nacional, e visam agilizar o atendimento às ocorrências.
Gestão busca soluções para o trânsito da Estrada do Coco
A gestão está buscando ações que resolvam os problemas crônicos de trânsito na cidade, com foco inicial na Estrada do Coco. A SEMOB contratou uma empresa especializada em engenharia de tráfego, que deverá apresentar um diagnóstico detalhado propondo soluções operacionais. O secretário da pasta, Glauber Moraes, entende ser urgente a implementação de ações a curto e médio prazo.
A subsecretária da pasta, Verônica Lemos, sinaliza que a primeira fase do projeto deverá priorizar a redução do tempo de deslocamento entre o Aeroporto e a ponte de Joanes, na divisa com Abrantes. Entre as medidas em análise estão ajuste dos tempos dos semáforos – conforme a demanda de cada período do dia, alargamento de vias para agilizar o fluxo, revisão de rotatórias e pontos de paradas de ônibus, melhoria na sinalização vertical e horizontal.