Então, quer dizer que você trabalhou a vida inteira, pagou o INSS e quando foi pedir sua Aposentadoria, Auxílio ou Pensão, seu benefício foi negado?
Não se desespere, isso é muito comum! “O INSS erra muito ao negar benefícios e, mesmo quando concede, também costuma cometer erros no cálculo e o valor vir menor do que você imaginava”, explica o advogado Eddie Parish, sócio do Parish & Zenandro, escritório de advocacia especializado em benefícios do INSS e aposentadoria do servidor público.
Quer saber quais os principais erros cometidos na análise do INSS?
Acompanhe a lista a seguir:
● Não reconhece o tempo de alguma empresa que você trabalhou e não está na carteira de trabalho;
● Não reconhece o tempo de quem trabalhou especial;
● Não considerou períodos pagos como autônomo;
● Não considerou período que você serviu ao exército, marinha e aeronáutica;
● Não lhe pede toda a documentação necessária para conceder o benefício, por exemplo, seus relatórios médicos e exames, ou, no caso da pensão por morte, documentos que ajudem a comprovar a união estável com o ente falecido, por exemplo.
O que fazer então?
Diante de tantas possibilidades, é recomendável procurar o quanto antes um advogado previdenciarista, para passar o pente fino no seu histórico de contribuições, documentos de trabalho e médicos. “Muitas negativas são revertidas após recurso ou ação judicial, por isso, é crucial buscar ajuda de um especialista a tempo”, explica Eddie Parish, ao salientar que para pessoas que já recebem benefícios e acreditam que o cálculo do INSS está errado, o prazo para revisão é de 10 anos.

Eddie Parish, advogado, mestre em Direito Público pela UFBA – Universidade Federal da Bahia, professor convidado de Direito Processual Civil e de Seguridade Social de pós-graduação em diversas instituições de ensino; membro do Instituto Brasileiro de Direito Processual e do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário, Presidente da Comissão Especial de Direito Previdenciário da OAB/BA e sócio do Parish & Zenandro Advogado, sociedade integrante do CESA (Centro de Estudos das Sociedades de Advogados). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Processual Civil, Direito Civil e Direito Previdenciário, prestando consultoria nestas áreas.
Siga o Parish & Zenandro – @pzadv
Acesse o site do PZ – www.pz.adv.br