A fantástica história dos 114 anos de vida de Maria Ana

0
69
familia comemora 114 de dona maria ana em lauro de freitas

Maria Ana dos Santos, nasceu em 20 de outubro de 1911 na Fazenda Papagaio, então área rural do município de Santo Amaro, hoje pertencente ao município de Terra Nova, no Recôncavo Baiano, filha de Julião, professor e Maria Virgilina, de “prendas domésticas”- como eram denominadas as mulheres que tinham como atividade principal cuidar do lar. Embora o pai fosse educador, nunca deixou que ela frequentasse escola, para não escrever cartas para namorados.

Aos 11 anos, acompanhou os pais e três irmãos indo morar na fazenda São João. Ela foi trabalhar na casa da família, quando teve dois filhos do relacionamento com o filho do patrão. Do segundo relacionamento, com José de Santana, foram gerados oito filhos – cinco homens e três mulheres. Quando perdeu o esposo teve que trabalhar para criar os 10 filhos se mudando então para a fazenda Coqueiros, da Usina Aliança, produtora de açúcar. Com o apoio dos filhos já adultos parou de trabalhar, indo morar em Nazaré de Jacuípe – nos anos 60, distrito de São Sebastião do Passé -, onde conseguiram comprar uma modesta casa, morando até os anos 70.

Acompanhou os filhos quando se mudaram para Salvador, vindo morar na Vila Canária, local onde ainda reside grande parte da família. Desde 2017 mora em Lauro de Freitas, no Recreio de Ipitanga, com a filha Marta Santana e o genro.

No dia 26 de outubro, a família se reuniu para festejar os 114 anos de Maria Ana, e sua história de vida, de cujo tronco foram gerados 192 herdeiros: 10 filhos, 53 netos, 86 bisnetos, 41 tataranetos e 2 pentanetos.

Há quase 20 anos Maria Ana é acompanhada pelo médico Wenceslau Alonso, qualificado profissional do segmento geriátrico.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui