Dia Mundial da Limpeza de Praias e Rios foi celebrado em Itacimirim

0
249
moradores se reuniram em itacimirim para mutirao de limpeza de praia
FOTO: Claudia Correia

Uma manhã de atividades culturais e educativas marcou o Dia Mundial da Limpeza de Praias e Rios, em Itacimrim. A iniciativa, do Conselho Comunitário de Segurança Pública de Itacimirim e Barra de Pojuca-Conseg (@consegitacimirim) e da Associação de Pescadores de Barra de Pojuca, reuniu moradores, estudantes, visitantes, lideranças comunitárias e representantes de órgãos públicos. O objetivo foi incentivar a preservação ambiental e a integração social da comunidade. Itacimirim integra a Área de Proteção Ambiental Lagoa de Guarajuba-APA , gerenciada pelo Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos – INEMA.

O coordenador do Conseg, Gunnar Dreschers, agradeceu o apoio das organizações parceiras e ressaltou a importância de manter o certificado do Selo Bandeira Azul em Itacimirim para a qualidade de vida das pessoas e a conservação do ecossistema.

A programação contou com café da manhã, bingo, mutirão de limpeza da praia da Espera, exposição didática ,palestras educativas dos projetos Tamar e Baleia Jubarte, da Praia do Forte e apresentações de capoeira e de banda percussiva do Projeto Berimbau Arte, de Barra de Pojuca. O Berimbau Arte (@centroculturalberimbauarte) oferece há 15 anos, gratuitamente, cursos de capoeira, percussão, além de atividades de educação ambiental e arte educação para crianças e adolescentes. O projeto recebe apoio de voluntários e instituições parceiras, dentre elas o Conseg e universidades americanas.

Os coordenadores, Tia Nel e professor Manoel, destacaram o papel do entidade para a transformação na vida dos jovens da região e agradeceram aos professores voluntários: “Digo que o Berimbau Arte não é só capoeira, ajuda a salvar vidas, alguns jovens hoje são pequenos empreendedores, tem oportunidade de estudar fora do país, precisamos divulgar mais a arte e a cultura que existe em Barra de Pojuca” afirmou a gestora.

Aurino Pelé, guardião e guia turístico da Lagoa da Paz, em Cachoeirinha, Barra de Pojuca, defendeu a necessidade do poder público conservar a lagoa e valorizar as manifestações culturais, como o samba de roda e o Reisado do Grupo Espermacete. A Polícia Militar e a Superintendência de Prevenção à Violência -SPREV, da Secretaria de Segurança Pública compareceram ao evento para prestar apoio às ações dos projetos sociais.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui