Diferenças de personalidades devem ser levadas em conta, uma vez que cada indivíduo aprende de um jeito e em um ritmo próprio
Será que a escola que adota as metodologias de ensino mais modernas ou que oferece acesso às tecnologias mais avançadas é a melhor para o seu filho?
Esta pergunta, válida, na verdade, para todo tipo de escola, deveria ser feita por todo pai e toda mãe antes de efetivar a matrícula.
E ela se torna ainda mais relevante na era das redes sociais, quando os perfis impecáveis, os vídeos emocionantes e as ações de marketing se sobrepõem à vida real.
Por isso, antes de embarcar no último modismo educacional (sim, eles existem) pare e analise se aquilo que parece tão bom é bom para você e sua família. Afinal, a escola é um espaço onde seu filho vai passar boa parte do tempo, vai aprender a se relacionar com pessoas que pensam diferente, vai se desenvolver cognitivamente, vai fazer amigos, entre tantas outras experiências. É, em síntese, um dos espaços sociais mais relevantes de formação de uma pessoa, com um peso grande no adulto que ela se tornará.
Confira todas as matérias do Especial Escolas, edição novembro 2025
- Educação infantil é base para uma formação por inteiro
 - 10 aspectos para considerar na hora de escolher a escola
 
Mas atenção! Pode ser perigoso escolher uma escola pensando no futuro. Primeiro, porque, com o ritmo cada vez mais acelerado das inovações tecnológicas e mudanças culturais, está cada vez mais difícil traçar como a vida será daqui a dez, 20 anos. O que é considerado um diferencial hoje pode ser uma desvantagem amanhã.
Segundo, porque o seu filho (ou filha) é uma pessoa que vive no presente, não no futuro. Quem é essa criança? Esse adolescente? O que ele gosta de fazer? De que forma ele expressa a criatividade? Quais brincadeiras ou atividades são mais estimulantes? Tudo isso, e o que mais lhe ocorrer, deve ser considerado na hora de escolher a escola.
Os valores da sua família também são essenciais: se para você a cooperação é um valor central, pense duas vezes antes de considerar aquela escola que promete excelência acadêmica e está entre as primeiras colocadas nos rankings, mesmo que ela seja considerada a melhor escola do momento.
Lembre-se que as pessoas são diferentes, aprendem e se relacionam com o mundo de formas variadas e expressam sua inteligência de infinitas maneiras.
Então, uma escola que faz prova toda semana para “garantir a aprendizagem” talvez não seja a mais adequada para um adolescente que gosta de se expressar artisticamente. Não porque as provas sejam incompatíveis com a expressão artística, mas porque o ritmo e a forma como seu filho funciona talvez não se enquadrem na proposta da escola.
As promessas e garantias de aprendizagem também são outro ponto de atenção. Analise com cuidado. Afinal, como diz uma das maiores especialistas em educação inclusiva, Maria Teresa Mantoan, da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas/SP), o professor tem controle sobre o que ensina, mas não sobre o que o aluno aprende. Vale parar e pensar sobre essa frase. Afinal, se as pessoas são diferentes, como é possível garantir que todas aprendam as mesmas coisas e da mesma maneira?
professor tem controle sobre o que ensina, mas não sobre o que o aluno aprende. Afinal, se as pessoas são diferentes, como é possível garantir que todas aprendam as mesmas coisas e da mesma maneira?
Maria Teresa Mantoan
A educação é o território do humano. E o humano é essencialmente diferença. Não há infraestrutura perfeita, tecnologia de ponta, nem metodologia inovadora que assegure que uma criança aprenda tudo o que se espera. Cada um aprende de um jeito e em um ritmo próprio.
Então, antes de tomar a sua decisão, procure se informar ao máximo e não deixe de visitar a escola, de conversar com equipe técnica e a direção. Fale com o porteiro e a merendeira. Troque informações com pais que têm filhos que estudam lá. Ande pelo prédio. Preste atenção em como as crianças brincam e circulam no ambiente. Elas sorriem? Elas andam em fila? Falam alto ou baixo? E as salas de aula, como são? Os professores circulam pela escola? Estão apressados, tensos?
Hoje em dia, existem muitas opções de escola. De várias propostas pedagógicas, tamanhos, perfis, e uma certamente vai se encaixar naquilo que você acredita e espera para seu filho. Mas não esqueça que educação é um processo que acontece no dia a dia, na interação entre estudantes, professores e todas as outras pessoas que participam da comunidade escolar. Uma realidade bem distante das promessas e garantias de um futuro de sucesso.
Fonte: Marta Avancini, jornalista especializada em educação e humanidades


