OSCIP Rio Limpo acredita que iniciativa pode reduzir 50% da carga de esgoto despejada
Objetivando a preservação dos recursos hídricos e promover a sustentabilidade ambiental, a Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), liderada pelo secretário Brígido Neto, tem promovido reuniões estratégicas com representantes de instituições e órgãos governamentais para discutir ações voltadas à limpeza e revitalização dos rios Ipitanga e Joanes, que atravessam o território do município.
Um grupo de trabalho multidisciplinar, composto por técnicos e especialistas dos órgãos participantes, tem debatido diversas propostas de intervenção ambiental, incluindo a implantação de uma Unidade de Tratamento de Rio (UTR) em Lauro de Freitas – medida que visa melhorar a qualidade da água e reduzir o impacto da poluição. Também foi avaliada a realização de um levantamento técnico e diagnóstico completo dos dois cursos d’água, etapa essencial para o planejamento de ações efetivas de recuperação e manutenção ambiental.
Do grupo participam representantes da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA), do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) Rio Limpo.

“Precisamos instalar urgente uma estação de tratamento de efluentes e reuso de águas no Rio Ipitanga na área limite Salvador/Lauro de Freitas. É tratar o esgoto que chega pelo Rio Ipitanga e tratar e jogar água tratada na calha do rio em Lauro de Freitas, só isso salvará os 8 quilômetros do Rio Joanes no território de Lauro de Freitas até a sua foz, na Praia de Buraquinho. Estamos nos reunindo com nossa secretaria de meio ambiente, Rio Limpo, Inema e Embasa. Estamos esperançosos. Mas como tudo que é novo, precisamos de manifestações de apoio de todos, das organizações da sociedade civil, dos condomínios ribeirinhos, das comunidades. De todos que se preocupam com qualidade de vida do nosso município, tão degradada”.
Fernando Borba, presidente da Oscip Rio Limpo.

……………………….
Fernando Borba (acima), presidente da Oscip Rio Limpo e Brígido Neto (dir.) Secretário Municipal do Meio Ambiente de Lauro de Freitas estão à frente do grupo multidisciplinar de trabalho focado na preservação dos recursos hídricos e sustentabilidade ambiental


