Parque de Salvador recebe título da Unesco

0
415
parque recebe reconhecimento da unesco

O Parque Ecológico do Vale Encantado, localizado no bairro de Patamares, recebeu da Unesco o título de Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica (RBMA). O título havia sido concedido em 2021, mas devido à pandemia a cerimônia de entrega só ocorreu no dia 19 de julho.

Um dos últimos resquícios de Mata Atlântica em Salvador, o parque é composto por uma área de 1 milhão de metros quadrados e abriga cerca de 262 espécies de animais, sendo 150 de pássaros, 40 de mamíferos, além de anfíbios e répteis com várias espécies endêmicas e outras ameaçadas de extinção. A flora da região possui 192 espécies de plantas, com paisagem que mistura floresta, restinga, lagoas e diversas nascentes. 

Os Postos Avançados são centros de divulgação de ideias, conceitos, programas e projetos desenvolvidos na RBMA. A Reserva da Biosfera é um modelo de gestão integrada, participativa e sustentável dos recursos naturais, que hoje é adotado internacionalmente. Seus objetivos básicos são a preservação da diversidade biológica, o desenvolvimento de atividades de pesquisa, o monitoramento ambiental, a educação ambiental, o desenvolvimento sustentável e a melhoria da qualidade de vida das populações.

A RBMA hoje conta com uma rede de 73 Postos Avançados, reconhecidos em 14 Estados, sendo 17 destes localizados no estado da Bahia e 11 na região do litoral norte, a exemplo do  Parque Sauípe, Reserva da Sapiranga, Instituto Baleia Jubarte e Dunas de Salvador.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui