De 15 a 25, vinte e oito restaurantes de Salvador participam do festival que tem como tema ‘Bahia, África, Portugal – uma mistura de sabores’
Salvador sedia este mês a sua festa gastronômica anual, com a 3ª edição do Festival Cultural e Gastronômico Tempero Bahia. Este ano participam 28 restaurantes, que se estendem desde a praia de Stella Maris até a Ilha dos Frades. Estão confirmadas participações de casas renomadas: Restaurantes Lôro, na Praia de Stella Maris; Bella Bistrot, na Pituba; Bella Napoli e Restaurante do Senac da Casa do Comércio, ambos no Caminho das Árvores.
No Rio Vermelho, estão o Bottino, Blue Praia Bar, Casa de Tereza, Casarão do Hotel Mercure Rio Vermelho, Dendê, La Taperia, A Portuguesa Maluca, Varanda Gourmet, Vini Figueira Gastronomia, além do Solar, que também participa com a unidade do Palacete das Artes, na Graça. Em Ondina, o Carvão e a Casa Lisboa, e na Barra, o Du Chef. No Cabula, o Paraíso Tropical e, em Brotas, o Donana e o Portogaia, na Chácara Gourmet (Acupe de Brotas). Chegando no Campo Grande, o Restaurante Genaro, do Wish Hotel da Bahia, hotel oficial do Festival. Descendo pela Contorno estão o Amado e na Bahia Marina, o Lafayette e o Soho. No Pelourinho, o Cuco Bistrô e cruzando a Baía de Todos os Santos, o famoso Preta, na Ilha dos Frades.
Com o tema “Bahia, África, Portugal – uma mistura de sabores”, o Tempero Bahia acontece de 15 a 25, envolvendo uma série de atividades gastronômicas e culturais. Nos dias 17 e 18, o Passeio Público sediará atividades culturais, uma feira de arte moda e design, além de música instrumental e a Cozinha Show, uma das atividades mais esperadas do evento.
A realização do Tempero Bahia vem através da Lei de incentivo Federal e Ministério da Cidadania, com patrocínio da Cielo e do Governo do Estado da Bahia e a participação da Prefeitura de Salvador, Bahiagás, Sebrae e Senac.
Nossa região estará presente, representada pelo restaurante do Lôro, de Stella Maris, com a sugestão do chef Valdir Santos (foto 1), Badejo Madagascar: peixe grelhado na crocancia de coco, servido com vegetais frescos grelhados, arroz de hauçá com camarão e jabá, regado ao molho de ervas finas e camarão gigante (foto 2).