Aumento da população idosa gera crescimento de 547% no número de cuidadores

0
431
cresce numero de cuidadores de idosos no brasil

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a expectativa de vida dos brasileiros segue em aumento, projetando uma média de 81 anos para 2060. Essa elevação implica no crescimento do número de idosos no país, que já são 70% da população nacional, segundo a Associação Brasileira de Gerontologia (ABG). Nesse panorama, a ocupação de cuidador cresce paralelamente, como resultado da demanda por assistência especializada durante a rotina.

Para Jéssica Ramalho, cofundadora da Acuidar, rede do setor, essa expansão surge a partir da mudança no olhar acerca da importância do cuidado – “Cada vez mais, o público percebe o quão positivo é o apoio de um profissional na rotina do idoso, seja na assistência física ou emocional”, explica.

Os números comprovam esse cenário, uma vez que, dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, informa que, entre 2012 e 2022, houve um crescimento de 547% na quantidade de cuidadores de idosos. Em empreendimentos do nicho, a realidade não é diferente. A franquia mencionada, por exemplo, encerrou 2023 com mais de 2,6 milhões de assistências, além de uma receita superior a R$ 86 milhões.

Com o envelhecimento populacional em curso, a presença do cuidador torna-se não apenas uma necessidade, mas uma peça fundamental na manutenção da qualidade de vida dos idosos. Sua atuação vai além das tarefas cotidianas, também oferecendo suporte emocional e promovendo o bem-estar psicológico dos assistidos.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui