Para alertar os tutores sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama em cães e gatos, a Unime Lauro de Freitas fará uma ação gratuita, aberta à comunidade, no dia 26 de outubro, das 8h às 13h, na Clínica Veterinária da universidade. Além do atendimento aos pets, serão ministradas palestras informativas aos tutores alertando quanto à identificação de sinais que podem estar ligados ao câncer de mama em seus animais.
O Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV) aponta que o câncer de mama atinge pelo menos 45% das cadelas. No caso das gatas, a doença atinge pelo menos 30% e cerca de 5% dos casos são diagnosticados como tumores malignos. Ainda segundo a pesquisa, 20% dos diagnósticos são tardios, o que, consequentemente, dificulta o tratamento.
Douglas Evandro dos Santos, coordenador do curso de Medicina Veterinária da Unime Lauro de Freitas, destaca a importância da promoção de ações como essa. “O diagnóstico precoce do câncer de mama em animais é fundamental para aumentar as chances de tratamento bem-sucedido e a qualidade de vida dos pets. Assim como em humanos, a detecção precoce permite intervenções mais eficazes, minimizando a progressão da doença e reduzindo a necessidade de procedimentos invasivos. Além disso, a conscientização sobre essa condição promove um cuidado mais atento por parte dos tutores, que podem observar sinais e sintomas precoces”.
Além das ações ao decorrer do ano, a Clínica Veterinária da Unime oferece serviços à comunidade, tais como consultas, atendimentos emergenciais, procedimentos simples e cirurgias de alta complexidade, com cobrança de taxa social. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e entre 13h30 e 17h.