terça-feira, fevereiro 27, 2024
Prefeitura de Lauro de Freitas
InícioDestaque PrincipalConselho Tutelar assiste família que vivia em situação de rua na pracinha...

Conselho Tutelar assiste família que vivia em situação de rua na pracinha do Parque Ecológico de Vilas do Atlântico

O Conselho Tutelar de Lauro de Freitas, com base no que dispõe o Estatuto da Criança e do Adolescente, no uso de suas atribuições, atuou na garantia dos direitos das crianças e da família que estavam em condição de rua, morando nas imediações do Parque Ecológico, em Vilas do Atlântico. O Conselho Tutelar, durante o período que aquela família se encontrava em vulnerabilidade social, dormindo em praça pública, aplicou várias medidas encaminhando a situação aos órgãos competentes do serviço social do município, secretaria de Educação e Ministério Público, solicitando providências diante da violação de direitos que as crianças estavam sofrendo, juntamente com sua família.

O último episódio, foi onde o Conselho Tutelar buscou identificar familiares para que fosse possível sanar essa violação de direitos. Conseguimos identificar a avó paterna das crianças, fomos até seu endereço, dialogar sobre a situação daquela família, mostrando a realidade e o perigo pelo qual as crianças estavam sendo submetidas.

A família das crianças participou do diálogo, na casa da avó, ocasião em que ficou definida que o Conselho Tutelar realizaria uma força-tarefa com a rede de serviço social e de educação do município. 

Requisitamos os serviços necessários e em caráter de urgência, foi realizado um contato direto com o secretário de Desenvolvimento Social, para que fossem agilizados os procedimentos iniciais, e de posse de requisições, as crianças foram matriculadas, a família foi inserida no programa Bolsa Aluguel, sendo disponibilizado um auxílio eventual.

Enfim, a família conseguiu compreender que não poderia mais retornar para a localidade de onde foi removida.

Sendo assim, eles retiraram seus pertences do local, saindo da condição de rua em que se encontravam. O Conselho Tutelar de Lauro de Freitas, continua monitorando a família e buscando fortalecimentos com a rede de proteção, inclusive,com a Secretária de Desenvolvimento Social, para que os direitos daquelas crianças não mais sejam violados.

Colegiado do Conselho Tutelar de Lauro de Freitas: Jocimar Daltro, coordenador; Luanda Melo, secretaria; Audaci Lima, Eunice Santana e Cleiton Cartucho, conselheiros.

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- P u b l i c i d a d e -
Google search engine

EM ALTA

COMENTÁRIOS RECENTES

Eduardo Maia Perez em Nosso protagonismo em ano eleitoral
Cesar Oliveira em Consulta
REMCA -REDE DE MOBILIZAÇÃO PELA CAUSA ANIMAL em Liga da Política completa 60 entrevistas
Ludmila dos Prazeres Costa em Liga da Política completa 60 entrevistas
Cleiton em Abandono
Cleiton em Garota Itinga
Cleiton em Garota Itinga
Luciana em Abandono
Rita Cássia Fernandes Daltro de Castro em Revista Ano 24 | Edição 287 | Dezembro 2022