Cultive horta em um espaço pequeno

    0
    171
     
    Se engana quem pensa que colher hortaliças em casa é privilegio de quem tem uma residência com muito espaço. Basta um metro quadrado para ter pequenas ervas brotando seja num grande vaso ou em uma lata de leite.
     

    Mas antes da colheita será necessário encontrar o espaço ideal, que forneça sol para que a planta tenha um bom crescimento.
     
    O paisagista Marcos Malamut explica que a maior parte das plantas precisa de pelo menos quatro horas diárias de sol para viver. O ciclo de produção é outro ponto essencial. Como ninguém quer plantar e colher uma só vez, é preciso ter mais de um pote com a mesma erva para garantir o tempero no final do dia. “Plantas aromáticas como alecrim, manjericão, sálvia e cebolinha têm um ciclo maior já que não será necessário retirar todas as folhas de uma só vez. Isso garante maior tempo de produção”, afirma o paisagista.
     
    A mesma lógica não vale para plantas como o alface, que tem o ciclo de 90 dias para brotar. A escolha de qual planta irá compor sua horta é fundamental, a partir disso é definido em qual vaso, ou espaço a horta ficará. A dica para os iniciantes é olhar a cor da terra, quanto mais escura, mais compostos orgânicos há nela e isso assegura o crescimento e produção da planta, indica o paisagista Renilton Rosário. Essas terras e adubos são facilmente encontrados em casas agrícolas.
     

    “Usar minhocas na terra também ajuda na fertilização do solo”, diz Rosário.
     
    Latas, garrafas PET e até um sapateiro podem virar um espaço para horta. Seja qual for o lugar, a drenagem é parte dessa equação.
     
    A paisagista Guiomar Nabuco esclarece que se a PET for a escolha o ideal é colocar a terra até metade da garrafa. Já para a drenagem, perfurações sequenciais e brita são o segredo para manter a horta saudável.
     
    “Regar a planta requer um cuidado maior pois muita água pode prejudicar e até trazer pragas, nesse caso o pulverizador pode ajudar. A solução para a drenagem são as britas que regulam o escoamento da água”, esclarece a paisagista.

    DEIXE UM COMENTÁRIO

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui