De Comer com os Orixás: Terreiro Ilê Oba L’okê lança projeto de restaurante sazonal

0
754
Candomble e gastronomia em Lauro de Freitas
“ABRE CAMINHO”: Bolinho (croquete) de eran pantere (miúdos bovinos), empanado em farinha panko e frito por imersão em azeite de dendê. Acompanhado por molho emulsionado de pimenta e uma gelatina de gin, limão cravo e mel

O Terreiro Ilê Oba L’okê lançou em julho o restaurante de gastronomia sazonal De Comer com os Orixás. Em cada edição, são ofertados jantares temáticos inspirados na comida que os terreiros de candomblé utilizam para se conectar com suas divindades.

O evento é marcado também pela visita guiada à Casa, que no ano passado recebeu o título de Patrimônio Histórico e Cultural do município de Lauro de Freitas, onde reúne um acervo singular de obras sacras afro-brasileiras.

A primeira edição aconteceu dia 30 de julho, com um jantar dedicado ao Orixá Exu. Princípio de comunicação, lembrado como “A Boca que Come de Tudo”, o orixá foi celebrado com um menu degustação de alta gastronomia intitulado “Comendo com Exu”, onde os convidados apreciaram duas entradas, um prato principal e uma sobremesa, harmonizados com vinhos e bebidas típicas do ritual cerimonioso. Enquanto degustavam os sabores, os presentes acompanhavam uma explanação, feita pelos especialistas, sobre a origem e modos de preparo de cada prato, histórias e mitos afro-brasileiros relacionados aos rituais do candomblé. Estão previstos jantares para os outros orixás, a exemplo de Oxum, Oxalá e Xangô. Acompanhe a agenda, escolha seu orixá e participe de uma das edições. Reservas pelo Instagram @ileobaloke.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui