Escritor juvenil lança livro com temas da vida de crianças e adolescentes

0
431

O escritor juvenil João Guilherme, 13 anos, morador de Lauro de Freitas, acaba de lançar o seu primeiro livro, “A vida de um garoto nada sortudo”, que aborda temas importantes na vida de crianças e adolescentes, com linguagem leve e um olhar de quem observa o mundo com muito humor e irreverência. O livro conta a história de como o menino ‘Daniel’ enfrenta situações reais, como bullying, baixa autoestima e insegurança. O autor destaca que se trata de uma história de ficção, apesar dele retratar algumas questões pessoais. “Desde novo sempre quis escrever minhas experiências no colégio, porém o livro retrata também a realidade de várias crianças de escolas diferentes. É a junção de relatos ouvidos, outros fatos vivenciados, com um pouco de ficção e criati vidade”, frisou.

João Guilherme conta que nunca foi um menino de muitas amizades. Na verdade ele preferia ficar na companhia dos livros, na biblioteca. Foi lá, ao ler um mini livro caseiro, escrito por outro estudante de sua escola, que veio a inspiração para dar vida a ‘Daniel’. Inicialmente escreveu e ilustrou 10 livretos, que juntos contam essa história que, ao mesmo tempo que é divertida, trata de temas importantes para crianças e adolescentes.

Escrito em 2017, quando João estava com 8 anos, o lançamento do livro aconteceu dia 10 de março de 2022, pela Editora Soul, no pátio do Colégio Apoio, onde ele estuda desde 2015 e recebeu todo apoio de professores e da bibliotecária, para dar vida à sua criatividade. “Alguns anos se passaram, porém as histórias de ‘Daniel’ são coisas que acontecem com algumas crianças na idade dele. Hoje tenho mais amigos, me envolvo mais em outras atividades fora da escola, que me ajudam a construir novos círculos de amizade. Me sinto mais seguro e menos tímido para viver as novas etapas”, contou.

Apoio também não faltou em casa. Primeiro, ao ver o tema do livro, os pais ficaram preocupados e procuraram a escola, ficando mais tranquilos ao ver como os temas, a exemplo de bullying, eram tratados pela instituição. Depois, apesar de não terem nenhum escritor na família, os pais embarcaram juntos na aventura, e inclusive incentivaram a irmã mais nova de João Guilherme a escrever também.

Empolgado, João Guilherme revela que já começou a escrever os primeiros capítulos de algo grande, que divulgará em breve. Ele contou ainda que o apoio da família é fundamental e garante o combustível para que ele continue escrevendo. E finaliza com um recado para os adultos: “amor e atenção é a melhor opção para tornar seus filhos fortes para vencer as situações da vida. Se eles crescem com o apoio de vocês, eles enfrentam todas as adversidades. Ouçam os relatos deles, nunca enxerguem os medos como besteira; muitos estão se machucando por medo de dizerem o que sentem”. Falou e disse.

O livro é vendido através do Instagram @baudoguilherme ou pelo WhatsApp: (71) 999698188, e custa R$39,90.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui