segunda-feira, dezembro 4, 2023
BYD - Governo da Bahia
InícioCulturaExposição fotográfica retrata conjunto penal de Lauro de Freitas

Exposição fotográfica retrata conjunto penal de Lauro de Freitas

O átrio do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), localizado no Centro Administrativo (CAB), recebe até o dia 28 de julho a exposição fotográfica “Morada”, idealizada pela juíza Jeine Vieira, titular da Vara de Execuções Penais de Lauro de Freitas. Com curadoria de Uiler Costa-Santos, o conceito central é retratar as percepções do conjunto penal da comarca, com fotos apenas dos ambientes.

“Como juíza da Execução Penal, inspeciono o conjunto penal todo mês. A partir de 2018 comecei a estudar fotografia e registrar cada visita, estreitando assim minha relação. Deixei de ver o lugar apenas como prisão, e passei a olhar como um lugar de prisão onde havia pessoas que estavam privadas de liberdade por determinado tempo (alguns mais outros, menos) e que viviam ali. Comecei a fotografar esse lugar, os detalhes, as roupas penduradas, os utensílios usados, as cortinas, camas, bíblia, enfim. Queria, através da fotografia, mostrar o lugar e seus detalhes sem julgamentos”, contou Jeine.

As fotografias expostas retratam percepções da juíza nos últimos cinco anos de visitas ao conjunto penal, propondo reflexões a fim de entender o significado daquele espaço. 

“Não busco romantizar a prisão, mas apresentar um lugar de uma forma diferente, de uma forma mais humanizada, com cores, luzes e detalhes que não se supõe existir”. 

Jeine reforça que é preciso falar mais sobre a situação penal no Brasil, sobretudo com o intuito de quebrar preconceitos e permitir que as pessoas recebam uma segunda chance na vida, que busquem pela mudança e a ressocialização.

“Acho que cada pessoa ao olhar as fotos vai sentir algo diferente. Quero instigar a pensar na prisão como lugar de ressocialização, na possibilidade de mudança do outro e nas oportunidades que se tem pra isso”, concluiu.

A mostra, promovida no TJBA por meio da Assessoria de Ação Social (AAS), conta com o apoio da Associação dos Magistrados da Bahia (Amab), da Escola de Magistrados da Bahia (Emab), da Socializa – Soluções em Gestão, e do ateliê de impressão – 2ART, segue aberta ao público até dia 28 de julho.

exposicao sobre cadeia de lauro de freitas
NOTÍCIAS RELACIONADAS

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- P u b l i c i d a d e -
Google search engine

EM ALTA

COMENTÁRIOS RECENTES

Cesar Oliveira em Consulta
REMCA -REDE DE MOBILIZAÇÃO PELA CAUSA ANIMAL em Liga da Política completa 60 entrevistas
Ludmila dos Prazeres Costa em Liga da Política completa 60 entrevistas
Cleiton em Abandono
Cleiton em Garota Itinga
Cleiton em Garota Itinga
Luciana em Abandono
Rita Cássia Fernandes Daltro de Castro em Revista Ano 24 | Edição 287 | Dezembro 2022