Exposição fotográfica revela biodiversidade do Rio Sapato

0
673

Imagens de espelho d’água, animais e vegetação, mostram a fotografia como incentivo a conscientização ambiental na exposição “Olhares Sobre o Rio Sapato”. A mostra tem como objetivo estimular a observação e a sensibilidade, buscando instigar o sentimento de pertencimento, utilizando a arte em favor da conservação do Rio Sapato e da responsabilidade da sociedade, sobre seu cuidado e preservação.

Cerca de 200 fotos participaram do concurso, sendo selecionadas 50 fotografias. Cada aluno retrata um ponto de vista diferenciado e expressa sua visão sobre a importância da fauna e flora do Rio Sapato, mostrando como a fotografia é uma arma poderosa para conectar o ser humano a natureza

 
Despertar a conscientização para as belezas naturais do município é um dos objetivos do projeto desenvolvido pelo professor Cláudio Sampaio. “O trabalho também foi relacionado à semana da água, fonte vital para existência de todo ecossistema. É uma forma de alertarmos a população para esse olhar de preservação como uma responsabilidade de todos”, enfatizou o professor.
 
O registro de uma ave pousada em galhos secos sob um céu azul sagrou Emilly Coelho, 6º ano, como primeira colocada da exposição. “Meu olhar foi cativado pelos contrastes de cores e formas”, declarou a aluna. Caique Barbosa, 9º ano, destacou na sua fotografia a composição de um reflexo no espelho d’água, conquistando o segundo lugar. Já o verde das folhas e a rosa das flores emoldurando a curva do rio, deram a terceira posição para Laila Santos, 6º ano.
 
Os estudantes ganharam premiação em dinheiro, além de um curso de fotografia para a primeira colocada.
 
EXEMPLO
Homenageada com o certificado “Beija-flor, amigo da natureza”, entregue pelo escritor, professor e ambientalista, Jaime de Moura Ferreira, a ex-aluna da Escola Ana Lúcia Magalhães, Samara Vitória Silva, é um exemplo do papel transformador da educação. Atualmente cursando o 2º ano em Comunicação Visual, no CEEPTIC – Lauro de Freitas, Samara desenvolveu junto a outros estudantes, um projeto de holograma 3D em TV que retrata a preservação do Rio Sapato.

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui