5 e 6 de agosto (Mostra Local)
Dia 5/8 (sexta-feira), 15h. Cine Teatro de Lauro de Freitas.
A MENINA QUE ROUBAVA LIXO. Polo de Atores de Lauro de Freitas. Texto: Tobé Veloso. Direção: Renato Lima e Tobé Veloso. Drama. Duração: 60m. Classificação: Livre. Sinopse: A peça retrata a história de Luna, uma boneca encontrada no lixo que é reciclada por um catador de rua e ganha vida. A boneca decide que a cidade precisa ficar limpa e logo é acusada de roubar todo o lixo existente pelos vilões Espalha Lixo e Xabrú.
Dia 5/8 (sexta-feira), 17h. Cine Teatro de Lauro de Freitas
GAZETA DO PALHAÇO. Grupo Revolução Teatral. Lauro de Freitas. Texto e direção: Rubenval Meneses. Farsa. Duração: 45m. Classificação: Livre. Sinopse: Em meio a uma crise criativa para a montagem de um novo espetáculo, a trupe da alegria, em seus bastidores, interagem com um velho jornal deixado por alguém da plateia, iniciando assim, uma divertida e desafiadora aventura.
Dia 5/8 (sexta-feira), 20h. Cine Teatro de Lauro de Freitas
O BEBADO E O DEFUNTO. Chico de Assis Cia de Comédia. Lauro de Freitas. Texto e direção: Chico de Assis. Comédia. Duração: 40m. Classificação: 10 anos. Sinopse: Para escapar do exército um fugitivo resolve se fingir de defunto, mas um falso bêbado muito esperto chega até o velório e consegue descobrir toda a farsa. Mas ficou para o “fugitivo” a melhor parte, pois o prazo que ele poderia ser preso já tinha passado, então este falso defunto fica livre.
DIA 6/8 (sábado), 15h. Cine Teatro de Lauro de Freitas
LOUCURAS. Cia Por da Cena. Lauro de Freitas. Texto: Grupo. Direção: Eliana Souza. Drama. Duração: 45m. Classificação: 12 anos. Sinopse: É um momento de reflexão e sensibilização sobre um tema tão delicado, a questão das pessoas com transtornos psicológicos. O espetáculo passeia por diversas histórias de personagens que vivem suas angustias, seus sonhos, seus tabus, suas dores, seus amores e suas fantasias perpassando pelas suas alucinações.
DIA 6/8 (sábado), 17h. Praça da Matriz. Centro.
A MENINA DAS PEDRAS. Novos Ereoatás. Lauro de Freitas. Texto: Conto Popular adaptado por Rubenval Meneses. Direção: Rubenval Meneses. Drama Cômico. Duração: 45m. Classificação: Livre. Sinopse: Narra a história de uma família pobre de um lenhador e sua única filha adolescente. Eles são oprimidos pelo Senhorio que mais tarde se encanta com a bela moça e pressiona a seu pai a aceitar o casamento, não conformado com a negativa, o Senhorio apela para o jogo de azar, promovendo uma trapaça para alcançar seu objetivo.
DIA 6/8 (sábado), 20h. Cine Teatro de Lauro de Freitas
EDU E CAÇÃO, A LENDA DOS CABEÇAS QUADRADAS. Polo de Atores de Lauro de Freitas. Texto e Direção: Tobé Veloso. Melodrama. Duração: 55m. Classificação: Livre. Sinopse: A peça narra o cotidiano dos alunos da Escola do Centrão, onde a diretora Dôdôi e suas aliadas, a coroa da merenda, Rosa e a “Fessora – Estagiária”, tentam de todas as formas conter a depredação do patrimônio físico na escola, além de lutar contra o péssimo rendimento dos alunos na sala de aula.
DIA 6/8 (sábado), 21h30. Cine Teatro de Lauro de Freitas Solenidade de premiação. 7 a 14 de agosto (Mostra Nacional)
Dia 7/8 (domingo), 19h. Abertura. Cine Teatro de Lauro de Freitas
Dia 7/8 (domingo), 20h. Cine Teatro de Lauro de Freitas
GAIOLA, O CAÇADOR DE SOLIDÃO. Cia. Távola de Teatro de Lauro de Freitas. Texto e Direção: Duzinho Nery. Elenco: Léo Santis. Drama adulto. Duração: 50m. Classificação: 16 anos. Sinopse: O espetáculo narra à vida de um homem comum que resolve por opção, depois de todas as decepções, se isolar e viver por si só criando ambientes onde possa encontrar apenas o que deseja, refugiando-se deste mundo onde a intolerância, a falta de dignidade e de respeito ao próximo deixou de ser prioridade.
Dia 8/8 (segunda-feira), 15h. Cine Teatro de Lauro de Freitas.
BERLIM: DOIS CORPOS À PROCURA. Karma Cia. de Teatro (Itajaí-SC). Texto: Mauro Filho. Direção: Pietra Garcia. Elenco: Leandro Cardoso, Mauro Filho. Drama adulto. Duração: 50m. Classificação: 16 anos. Sinopse: Com o objetivo de discutir temas como a homofobia, a intolerância e o desejo de liberdade, juntando teatro com dança contemporânea, o espetáculo traz os dois protagonistas em busca da felicidade, sufocada pela opressão e violência da sociedade, à procura da aceitação por quem são e amarem sem medo, em direção a Berlim.
Dia 8/8 (segunda-feira), 20h30. Cine Teatro de Lauro de Freitas.
CURRAL GRANDE. Coletivo Ponto Zero (Rio de Janeiro-RJ). Texto: Marcos Barbosa. Direção: Eduardo Machado. Elenco: Lucas Lacerda, Brunna Scavuzzi, Brisa Rodrigues, Carlos Darzé. Contemporâneo adulto. Duração: 70m. Classificação: Livre. Sinopse: Quatro atores revezam-se entre quarenta personagens diferentes para contar a história sobre os campos de concentração no Ceará,durante a seca dos anos 30.
Dia 9/8, (terça-feira), 15h. Cine Teatro de Lauro de Freitas.
INVENTÁRIOS EM: O DESPERTAR… Coletivo Inventários (Salvador-BA). Texto: Criação Coletiva. Direção: Kadu Fragoso. Elenco: Beto Cerqueira, Sara Andrade, Heme Costa, Nicole Raposo, Vinicius Galdino, Telson Fernandes, Wesley Guimarães, Rafael Arjones, Tragicomédia, infantil. Duração: 70m. Classificação: Livre. Sinopse: Desenvolve uma encenação tendo, como ponto de partida, o treinamento físico do ator/atriz, para amparar a construção de um ator-atriz-boneco (a). Entendemos o (a) ator- atriz-boneco (a) como o (a) intérprete que utiliza uma proposta de manipulação em seu próprio corpo.
Dia 9/8, (terça-feira), 17h30. Praça da Matriz. Centro.
TOME SUA POLTRONA. Cia. Circo Rebote (Brasília-DF) Texto: O grupo. Direção: Atawalpa Coello. Elenco: Erika Mesquita, Atawalpa Coello. Comédia. Duração: 40m. Classificação: Livre. Sinopse: Comédia circense inspirada nos teatros populares do passado, onde os artistas se apropriam da vivacidade do cômico, das acrobaciase canções populares. Atawalpa e Berinjela são dois personagens excêntricos que realizam a cada dia o grande show de suas vidas. Mas há um encantamento entre os dois que transpõe as barreiras do palco e do público, resultando em uma série de tentativas de conquistas e situações inesperadas junto a plateia.
Dia 9/8, (terça-feira), 20h30. Cine Teatro de Lauro de Freitas
MAÇÃ – UM ACONTECIMENTO CÊNICO. Coato (Salvador-BA) Texto: Grupo com colaboração de Rafael Medrado. Direção: Marcus Lobo. Elenco: Viviane dos Santos, Jamile Cazumbá, Maurício Pedreira, Roberta Nascimento, Natielly Santos, Danilo Lima, Simone Portugal, Bernardo Oliveira, Marcus Lobo, Adriano Souza. Adulto. Teatro Performático. Duração: 60m. Classificação: 16 anos. Sinopse: Esta obra dialoga com o espectador provocando-os uma autorreflexão acerca do ser mulher, ser coletivo, ser o mito. Uma arte marcada pela justaposição de diferentes elementos cênicos, música, cinema, dança, fotografia, espaço/corpos em trânsito, produzindo dessa união uma forma narrativa/cênica sem nome/ significado/didatismo, a performance está presente, mas ela não é o todo, os corpos semânticos se performam na cena permitindo a multiplicidade apaixonada dos elementos cênicos utilizados de forma imbricada, já não se sabe onde começa uma e onde termina a outra, mas estão todas apaixonadamente emaranhados. Já não se sabe se é verdade o que é dito aqui, o que é a verdade?
Dia 10/8, (quarta-feira), 17h30. Praça da Matriz. Centro.
AS ESPERTEZAS DE ARLEQUIM. Arte da Comédia (Curitiba-PR). Texto e Direção: Roberto Innocente. Elenco: Marcelo Leonel Felczak,Wenry Marteliano Bueno, Joseane Berenda da Silva. Comédia. Duração: 45m. Classificação: Livre. Sinopse: O velho Pantaleão quer casar com Ricciolina. Arlequim, seu criado, também está apaixonado por ela, Ricciolina não quer nenhum dos dois; um é velho, o outro é criado, prefere um jovem bonito e rico da cidade, mas não aparece ninguém. Arlequim prepara uma armadilha para tirar Pantaleão do seu caminho e poder conquistar Ricciolina. Entre muitas peripécias, confusões e acrobacias, Arlequim demonstra sua esperteza dando uma lição no velho pantaleão conquistando o coração de Ricciolina num final surpreendente.
Dia 10/8, (quarta-feira), 20h30. Cine Teatro de Lauro de Freitas.
PALHAÇOS. Preqaria Cia. de Teatro (Belo Horizonte-MG). Texto: Timochenco Wehbi. Direção: Ricardo Martins. Elenco: João Valadares, Leonardo Horta. Tragicomédia adulto. Duração: 55m. Classificação: Livre. Sinopse: Conta a estória do palhaço Careta que tem sua rotina alterada quando, de volta a seu camarim onde irá se preparar para a próxima sessão do velho circo mambembe, se depara com um espectador/fã que, de maneira desavisada, adentra o espaço do artista. A partir daí pode-se conhecer melhor o visitante – um vendedor de sapatos, metódico e cheio de problemas pessoais, cujo nome é Benvindo. O que deveria ser a preparação para mais um número, transforma-se em um jogo tragicômico e surpreendente, no qual o palhaço traz à tona os sonhos mais puros e os desejos mais pérfidos de seu fã.
Dia 11/8, (quinta-feira), 15h. Cine Teatro de Lauro de Freitas.
ANÁGUAS. Cia. Oxente de Atividades Culturais (João Pessoa-PB). Texto: Lourdes Nunes Ramalho. Direção: José Maciel. Elenco: Margarida Santos, Mônica Macedo, Palmira Palhano. Drama adulto. Duração: 50m. Classificação: 14 anos. Sinopse: Retrata a história de três mulheres que lutam cada uma a sua maneira para se manterem fieis aos seus princípios. Com isso, são capazes de passar por cima dos seus próprios egos liberando o que há de mais cruel no ser humano: Conflitos, desarmonia, egoísmo, injustiças, condenação que permeiam o espetáculo do início ao fim. Essas três mulheres mostram suas fraquezas e se apoiam no próprio seio familiar.
Dia 11/8, (quinta-feira), 17h30. Praça da Matriz. Centro.
BOCA PROSA. Grupo Boca Prosa (Lauro de Freitas). Improvisação teatral livre musicada. Elenco: Luciano Pinto e Gilberto Jr. Comédia. Duração: 50m. Classificação Livre. Sinopse: Conta a história de dois idosos, Velho de Jucélia e Seu Carlito, que conta suas divertidas experiências de vida. Diversão e muito música garantida.
Dia 11/8, (quinta-feira), 20h30. Cine Teatro de Lauro de Freitas.
GATO PRETO. Cia. Teatral Oops!..(Goiânia-GO). Texto: Edgar Allan Poe. Direção: João Bosco Amaral. Elenco: Sol Silveira. Drama adulto. Duração: 45m. Classificação: 12 anos. Sinopse: Annabela é uma mulher de natureza extremamente sensível e delicada, esposa exemplar e especialmente afeiçoada aos animais. Contudo, torna-se uma pessoa irritável, sombria e apática, sem muita simpatia por animais ou pelo próprio marido, frente a um repentino horror desencadeado por sucessivos acontecimentos que a fazem crer que o seu gato, chamado Plutão, possui algo de sobrenatural, uma certa maldição do Gato Preto.
Dia 12/8, (sexta-feira), 10h. Cine Teatro de Lauro de Freitas.
MEMÓRIAS DE UM QUINTAL. Insensata Cia. Teatral (Belo Horizonte-MG). Texto e Direção: Brenda Campos, Claudio Marcio, Dário Marques, Keu Freire. Elenco: Dário Marques, Brenda Campos, Keu Freire, Claudio Marcio. Contemporâneo infntil. Duração: 50m. Classificação: Livre. Sinopse: Em meio a músicas e brincadeiras populares, a peça traz à cena o duelo entre uma criança e um pardal. Manguinha, sonhava em acertar o pássaro com o seu bodoque, mas sua péssima pontaria fazia dele motivo de chacota. Determinado, depois de muito treinar, finalmente consegue acertar um pardal! Mas o que sentiu nesse momento não foi exatamente a alegria que sempre esperou.
Dia 12/8, (sexta-feira), 17h. Praça da Matriz. Centro.
O AUTO DO REI LEAL. Coletivo Rei Leal / Associação Grupo de Teatro Cutubas (Fortaleza-CE). Texto: José Mapurunga Direção: Alcântara Costa. Elenco: Alcantara Costa, Gustavo Lopes, Claudio Magalhaes, Silvio Gurgel, Marcello Holanda, Ericsson Claudio, Afonso Teixeira, Tirolês. Tragicomédia. Duração: 50m. Classificação: 12 anos. Sinopse: Cansado de suas obrigações, o cego Rei Leal decide dividir seu reino com as três filhas. Sua generosidade seria medida pelo afeto demonstrado por cada uma. Cinicamente as duas mais velhas, Goneril e Zuleide derretem-se em elogios e são retribuídas com várias propriedades espalhadas pelo Ceará e pelo mundo. Cordélia, sua filha predileta e que ama verdadeiramente o pai, recusa-se a imitar a hipocrisia das irmãs e critica a forma com que seu pai divide seu legado, e por este ato é deserdada. Sem propriedades a mendigar, Leal segue um caminho errante. A partir daí, desenrolam-se situações cômicas e trágicas, com ingredientes regionais.
Dia 12/8, (sexta-feira), 18h. Cine Teatro de Lauro de Freitas.
MAURICE. Cia. Sala 3 (Goiânia-GO). Texto: Andreane Lima. Direção: Altair de Sousa. Elenco: Andreane Lima, Esley Zambel, Victor Melo, Gabriela Lima, Isabela Naves. Drama adulto. Duração: 70m. Classificação: 16 anos. Sinopse: Maurice Hall, personagem-título e alter ego de Forster, um jovem da alta burguesia rural inglesa que perde o pai ainda na infância e é criado sem uma referência masculina forte. Quando ele então atinge a idade adulta, vai estudar em Cambridge, onde na tradicional cidade universitária, conhece Clive Durham, aristocrata por quem se apaixona e com que vive uma história de amor clandestina e platônica, embora partilhada.
Dia 12/8, (sexta-feira), 20h30. Cine Teatro de Lauro de Freitas.
P´S. Trapiá Cia Teatral e Associação União do Sobrado (Caicó-RN). Texto: Gregory Haertel. Direção: Lourival Andrade. Elenco: Alexandre Muniz. Drama adulto. Duração: 60m. Classificação: 12 anos. Sinopse: “P’s” traz para uma vila do sertão nordestino a história de P, jovem que assassina brutalmente alguns familiares seus. Focando nas intensas contradições do personagem e passando por momentos que vão desde a sua infância até o seu suicídio, “P’s” procura trazer à tona o homem além do seu ato, não com o intuito de explicá-lo e, consequentemente, diminuí-lo, mas com a vontade única de nos aproximar dele e, com isto, talvez também nos aproximar de nós mesmos. P’s coloca em discussão a memória, a psiquiatria, a justiça e o amor desmedido.
Dia 13/8, (sábado), 15h. Cine Teatro de Lauro de Freitas.
CORA CORALINHA. Cia de Teatro Sala 3 |Goiânia – GO Texto: Aline Isabel Ferreira. Direção: Altair de Sousa. Elenco: Cris Roriz, Sajames Paiva, Igor Leoni, Mysllene Paixão, Thalles Ranielle, Raquel Rosa. Comédia infantil. Duração: 50m. Classificação: Livre. Sinopse: É de forma lúdica e bem-humorada que o texto retrata o encontro de uma trupe de teatro já cansada e desiludida com a vida artística e Aninha a jovem menina que representa Cora Coralina. Aninha vem ao encontro da trupe para reacender a chama e a magia da arte nos corações tristes dos artistas de rua.
Dia 13/8, (sábado), 17h. Praça da Matriz. Centro.
CORDEL DA MORTE MORRIDA (E, AS VEZES, MATADA). Grupo Teatral As Lucianas (Rio de Janeiro-RJ) Texto e Direção: Luciana Ezarani. Elenco: Graziel Oliveira, Luciana Ezarani, Angel Beatriz, Raphaela Morret, Cintia Travassos. Comédia. Duração: 50m. Classificação: Livre. Sinopse: É uma comédia que brinca com o medo. Em uma cidade bem distante acontece uma tragédia. Quem matou James Garcia? 4 suspeitas surgem para contar suas versões da história. Os grandes vilões, filmes, histórias e lendas são relembrados nessa aventura assustadoramente hilária. O público, então, é convidado a desvendar esse mistério recheado de graça, música e diversão.
Dia 13/8, (sábado), 18h. Cine Teatro de Lauro de Freitas.
E SE A GENTE SE CONHECESSE OUTRA VEZ? Grupo Artpalco (Araguaína-TO). Texto e Direção: Luiz Navarro. Elenco: George Henrique, Tatiane Breve. Drama adulto. Duração: 42m. Classificação: 12 anos. Sinopse: Conta a história do casal de amigos Ana e Lauro, que diante da proximidade da morte resolvem partir numa aventura poética para descobrir o que teria acontecido de diferente em suas vidas, caso no passado outros caminhos tivessem sido trilhados. Será que toda nossa vida vem traçada e colocada na conta do destino? Ou a gente tem a capacidade de moldá-lo mesmo nas situações limítrofes da vida? Amor, vida, amizade, morte e tempo são ingredientes desse espetáculo.
Dia 13/8, (sábado), 20h30. Cine Teatro de Lauro de Freitas.
O CANDELABRO. Cia. Távola de Teatro (Lauro de Freitas). Texto e Direção: Duzinho Nery. Elenco: Ruth Marinho. Drama adulto. Duração: 45m. Classificação: 16 anos. Sinopse: O espetáculo provoca uma reflexão sobre a crueldade dos atos de violência, que vitimam milhares de mulheres e revela a dimensão de aspectos que circundam as vidas de quem está diante desta situação. A peça se divide em lapsos de memória que marcam a vida de Maria Aurora, abordando os seus conflitos e o seu sofrimento mostrando como em uma atitude transgressora ela consegue ser a sua própria luz. Isso de maneira forte, tocante, poética e sublime.
OFICINAS E ENCONTROS
8/8, (segunda-feira), 9h às 11h30. Cine Teatro de Lauro de Freitas. Oficina: A dança contemporânea como linguagem teatral – processo criativo do espetáculo “Berlim: dois corpos à procura”. Público: A partir de 16 anos para atores, bailarinos e público em geral. Ministrante: Karma Cia de Teatro (Itajaí-SC).
9/8, (terça-feira), 9h às 11h30. Cine Teatro de Lauro de Freitas. Oficina: O ator interventor da Cena Social. Público: A partir de 15 anos para atores e público em geral. Ministrante: Ruth Marinho. Cia. Távola de Teatro (Lauro de Freitas).
10/8, (quarta-feira), 14h às 16h30. Clube Ipitanga (Centro). Oficina: Comédia Dell´arte italiana. Público: Atores a partir dos 15 anos. Ministrante: Roberto Innocente e Grupo Arte da Comédia (Curitiba-PR).
11/8, (quinta-feira), 9h às 11h30. Cine Teatro de Lauro de Freitas. Oficina: Jogos Teatrais. Público: Para crianças e adolescentes de 7 a 12 anos. Ministrante: João Bosco Amaral e Sol Silveira, Cia. Teatral Oops!.. (Goiânia-GO).
12/8, (sexta-feira), 9h às 11h30. Clube Ipitanga (Centro). Oficina: O laboratório “O Teatro e a Rua” busca pesquisar o espaço urbano como palco para a realização de espetáculos. Público: Atores a partir dos 16 anos. Ministrante: Grupo Teatral AsLucianas (Rio de Janeiro-RJ).
13/8, (sábado), 9h às 11h30. Câmara de Vereadores de Lauro de Freitas (Centro). Roda de Conversa: Intrcâmbio Nacional de Teatro Independente. O encontro tem como objetivo criar uma rede de relacionamento e produção compartilhada capaz de efetivar a circulação de espetáculos entre os grupos de várias partes do país que integram a programação do FIT BAHIA 2016 e quaisquer grupos interessados do estado da Bahia. Preqaria Cia de Teatro (Belo Horizonte-MG).