Ford seleciona estudantes por desempenho escolar na rede pública

0
592
Turma do Programa Ford de Educação para Jovens: primeiro emprego com qualidade de formação
 
O complexo Ford, no Polo Industrial de Camaçari, criou 31 postos de trabalho para jovens aprendizes – contrariando o cenário pessimista do mercado de trabalho da Região Metropolitana de Salvador. Os novos funcionários participam do Programa Ford de Educação para Jovens. Todos frequentaram a rede pública de ensino de Camaçari e foram selecionados a partir do desempenho escolar. Eles passaram por quase seis meses de preparação, incluindo cursos de formação pessoal e aprendizado técnico.
 
Distribuídos por diversos setores do complexo, como finanças, compras, manutenção e manufatura, os novos funcionários da Ford serão acompanhados por mentores, responsáveis por orientar o aprendizado e guiar as atividades do dia a dia.
 
Para Jamile Santos, 18 anos, a vaga no setor de Controle de Compras da Ford é motivo de orgulho para a família, principalmente para a mãe, que trabalha como copeira em uma das empresas do Polo Industrial, e para a avó. “Quando eu ainda participava do processo de seleção, elas já comemoravam como se já tivesse conseguido a vaga de emprego. Esse era um sonho, mas eu sequer havia sonhado, de tão distante que parecia essa oportunidade”.
 
Segundo Jamile, foi sua mãe quem sugeriu que tentasse trabalhar na área industrial. “Mas eu nunca tinha pensado nisso”, conta ela. “Foi através dos cursos, das várias etapas que eu vivenciei, na oportunidade de conhecer diversas pessoas de diversas áreas que eu mudei meu pensamento sobre meu futuro e a carreira profissional”, conclui.
 
Com apoio do Governo do Estado, da secretaria de Educação de Camaçari e do Sistema Sesi/Senai, o programa da Ford oferece uma oportunidade de desenvolver os jovens e inspirar outras aspirações para a carreira profissional.
 
A primeira etapa da formação profissional, a cargo do Sesi, inclui cursos comportamentais, que vão desde noções de saúde e segurança do trabalho até administração financeira, formação pessoal e social, gerenciamento do tempo, além de informática básica, matemática, lógica, inglês e comunicação. A formação técnica, em parceria com o Senai, é voltada para a preparação de auxiliares nas áreas de administração e outras atividades.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui