Do quintal para a sala e para a vida social das famílias. São 37 milhões de cachorros e 21,3 milhões de gatos domésticos, que colocam o Brasil em quarto lugar no ranking global de números de animais de estimação, atrás de China, Estados Unidos e Reino Unido. O amor por esses animais movimenta 16,4 bilhões de reais por ano, em alimentos, remédios, acessórios e produtos para higiene, segundo estimativa da Abinpet (Associação Brasileira da Indústria de Produtos
para Animais de Estimação).
E o número de estabelecimentos que aceitam bichos só cresce em Salvador. Na Ferreira Costa, por exemplo, há os chamados “carrinhos pet”, que permitem transportar bichinhos de pequeno e médio porte, como gatos e cachorros, enquanto o cliente faz compras no home center. Ele possui uma casinha que permite transportar o pet com conforto, e possui uma base que não permite
que os detritos deles sujem a loja.
“Recebemos várias sugestões de trazer esse tipo de carrinho e nos incomodávamos com o fato do animal ter que ficar fora da loja, por isso, abraçamos a causa para trazer mais uma experiência de compra ao consumidor”, conta Alexandre Fernandes, gerente de trade marketing da rede.
Segundo Fernandes, a iniciativa vem ganhando uma boa receptividade por parte dos clientes. “Os animais ficam no seu espaço e não incomodam outros consumidores, no seu passeio pela loja”, comenta. “Hoje, uma forte tendência de mercado e consumo é o pet friendly. As pessoas estão se engajando cada vez mais com as causas dos animais. Os bichos são um membro da família, as pessoas querem sair, querem fazer com que eles participem dos momentos”.